Diferentemente do que muitos pensam, o treinamento funcional pode ser seguramente recomendado para a população da melhor idade.
O aumento desta população é um fenômeno universal que ocasiona mudanças na pirâmide etária, o Brasil possui 23 milhões de pessoas acima de 60 anos.
No processo de envelhecimento ocorrem modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que resultam na redução das capacidades funcionais dos órgãos e motora. A perda da mobilidade, a diminuição da força muscular, o aumento no tempo de reação e o deficit de equilíbrio são fatores importantes que podem ser atenuados com um estilo de vida ativo e proporcionar uma melhor qualidade de vida nas rotinas diárias.
A pratica do treinamento funcional tem demonstrado ser uma excelente atividade física para este público, pois trabalha com todas as capacidades motoras – força, velocidade, resistência, flexibilidade e agilidade – de forma integrada através de movimentos dinâmicos, melhorando as habilidades motoras de manipulação, locomoção, estabilização e coordenação.
Entre tantos benefícios, destacam-se:
- Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
- Melhora da postura;
- Melhora do equilíbrio muscular;
- Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
- Melhora da força e coordenação motora;
- Melhora do condicionamento cardiorrespiratório;
- Melhora da lateralidade corporal;
- Melhora da flexibilidade e propriocepção.
- Maior stabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
- Diminuição da incidência de quedas;
- Aumento da eficiência dos movimentos;
Uma rotina de treinamento funcional bem planejada é uma ferramenta recomendada como parte de uma estratégia para melhoria da qualidade de vida da população da melhor idade, desde que realizado com a presença de um educador físico qualificado a trabalhar com este publico.
HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS