Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Atividade física: conexão entre mente e corpo

Entenda como transtornos de ansiedade são reduzidos com a prática de exercícios físicos regulares.

De início, o ponto mais importante é destacar que existem dois tipos de ansiedade: a primeira é passageira e, geralmente, está ligada a algum acontecimento pontual – uma viagem para o exterior, entrevistas de emprego etc. – enquanto a outra, é crônica, envolvendo fatores psicoemocionais.

Sendo assim, em ambos os casos o exercício físico é um aliado para aliviar os sintomas e, sobretudo, colocar sua mente em um estado presente de convivência, amenizando assim as expectativas em relação ao futuro.

Para se ter ideia, segundo uma pesquisa publicada no periódico Frontiers in Psychiatry, o exercício regular pode reduzir em até 60% as chances para o desenvolvimento de ansiedade. Ou seja, ter uma vida ativa contribui diretamente para uma mente menos ansiosa, além, é claro, de outros benefícios. 

O corpo em equilíbrio com a mente

As funções essenciais do organismo, como o controle de hormônios relacionados ao estresse e felicidade precisam estar equilibrados, algo que dificilmente ocorre quando levamos uma vida sedentária. 

Nesse sentido, quando acrescentamos hábitos saudáveis em nossa rotina estamos promovendo um maior equilíbrio entre essas funções, resultando em uma mente sã e menos ansiosa. 

Os exemplos para verificar essa relação não faltam. Pense em uma pessoa “fitness” que você segue ou conhece, ela não aparenta estar em harmonia com a sua vida profissional, pessoal e, até mesmo, sua saúde mental?

Na prática a explicação é simples: elas enxergam um propósito em cuidarem de si mesmas, promovendo o autocuidado que não só valoriza sua imagem, mas dá sentido em cada ação, elevando também sua própria autoestima.

 Foco no momento presente

Quando estamos praticando atividades físicas, seja musculação, pilates ou funcionais, nosso estado mental exige uma certa concentração para focar naquilo que estamos fazendo, passando longe das distrações que acontecem no dia a dia.

Durante esse momento o corpo compreende que é necessário colocar a mente em um estado presente de vivência, ou seja, ficamos menos ansiosos, dando foco total para a atividade física que estamos praticando.

Vale ressaltar que os pontos mais afetados pela ansiedade são, sem dúvidas, a autoestima e a autoconfiança. Dessa forma, os exercícios físicos reduzem esse quadro negativo significativamente, implicando em uma melhora na nossa saúde mental como um todo.

 Também é importante incluir uma alimentação saudável

Você já ouviu a frase “nós somos aquilo que comemos”? Por isso quando unimos uma vida fitness em conjunto com boas práticas alimentares, isso leva a formação de uma rotina clara e organizada.

Em geral, alimentos ricos em proteínas, vitaminas e fibras auxiliam diretamente nas funções cognitivas desempenhadas pelo nosso cérebro, logo, estamos cuidando da nossa saúde mental e evitando, por exemplo, transtornos de ansiedade. 

Portanto, evitar alimentos industrializados já é um começo para se dedicar mais a consumir alimentos in natura, como: ovos, frutas, peixes, legumes e carnes magras.

Uma dica bônus para unir junto a uma alimentação saudável é: ter disciplina e consistência. Quando levamos a sério o cuidado com a nossa saúde, alguns sacrifícios são necessários para ver resultados positivos no longo prazo, isto é, não faça exercícios de vez em quando, faça um pouco todo dia.

Veja algumas dicas de exercícios que reduzem a ansiedade

 

  • Pilates: Disposição, equilíbrio e qualidade de vida são os princípios que envolvem essa modalidade. O pilates traz flexibilidade para seu corpo, permitindo que haja uma melhora na postura e melhore sua coordenação motora de tal modo que os músculos também sejam fortalecidos.

 

  • Musculação: além dos benefícios fisiológicos, a musculação promove um equilíbrio nos neurotransmissores, liberando endorfinas que estão associadas a sensação de bem-estar. O esforço exigido no treinamento de pesos auxilia a suportar os “desconfortos” físicos e emocionais, ou seja, transtornos como ansiedade e depressão.

 

  • Atividades aeróbicas: correr, nadar e andar de bicicleta, são atividades aeróbicas que impactam em uma melhora significativa no bem-estar de seus praticantes. Falando em bem-estar, essa é a  mesma sensação que você tem quando escolhe a Homeostase para cuidar da sua saúde.

O acompanhamento especializado é fundamental

Alimentar-se bem passa a ser uma rotina quando se adotam pequenos hábitos, como incluir hortaliças, legumes e frutas na dieta diária. Troca

Muitas vezes nos sentimos desmotivados em dar início a uma rotina saudável justamente por não saber por onde começar. Essa situação pode ser mudada quando temos um direcionamento profissional dedicado e que, de fato, entenda nossas necessidades e objetivos.

Sendo assim, contar com um personal trainer na hora de realizar essas atividades é imprescindível para ter uma noção sobre como executar da maneira correta, melhorando assim, os resultados.

Aqui na Homeostase nós contamos com profissionais de excelência que te auxiliam durante toda a prática de exercícios, seja na musculação ou no pilates, estamos preparados para atender você com uma estrutura diferenciada.

Dê o primeiro passo e entre em contato com a Homeostase. Temos várias modalidades que se adaptam melhor ao seu estilo de vida.

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134