Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Saiba por que o exercício físico é fundamental na luta contra o estresse e a ansiedade

Correr, nadar, praticar yoga ou pilates estão entre as inúmeras possibilidades para combater o estresse e a ansiedade. Por isso, seja com uma vida fitness ou wellness, saia do sedentarismo!

É fato: a pandemia levou o estresse a patamares alarmantes. De acordo com um levantamento feito pela Gallup, empresa americana especializada em pesquisa de opinião, 2020 foi um ano recorde não apenas de estresse, mas de ansiedade, preocupação e tristeza.

Para se ter uma ideia, os dados apontaram que o ano inicial da pandemia foi o mais estressante dos últimos 15 anos. Um aumento de quase 190 milhões de pessoas a mais no mundo que passaram por situações de estresse, no comparativo com o ano anterior.

Pois saiba que, se o problema acaba se tornando algo cada vez mais presente nas nossas vidas, a prática de exercício físico acaba se tornando fundamental para driblar os efeitos dessas reações causadas na nossa mente e no nosso corpo.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os tipos de estresse e ansiedade e como eles também podem atrapalhar o desempenho na hora de colocar o corpo em movimento. Entretanto, a atividade física pode ser a melhor aliada para garantir o nosso bem-estar no dia a dia, para uma vida mais saudável e equilibrada! Confira!

Os tipos de estresse e seus efeitos

Falar em estresse é pensar na vida real. Afinal, trata-se de um conjunto de sintomas emocionais ou físicos, em resposta a um determinado estímulo. Isso porque, em situações de pressão, tão comuns na nossa rotina, o organismo libera hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina.

Porém, quando o indivíduo se mantém estressado por muito tempo e em situações inadequadas, é que temos um sinal de alerta. Surgem níveis elevados de cortisol, os quais provocam concentração de açúcar no sangue, aumento da pressão sanguínea e redução da libido.

E não para por aí. A constante exposição aos fatores estressantes implica em dificuldade para dormir, sensibilidade excessiva, ansiedade, irritabilidade sem causa aparente, nervosismo e inquietação. Prejuízos para o nosso organismo e que podem ser causados por diferentes tipos de estresse. São eles:

  • Agudo: a forma mais comum do estresse, pois é a reação natural diante de um novo desafio. Normalmente, são eventos isolados e sem impacto contínuo no organismo, pois ensina o corpo a reagir em situações futuras e é considerado saudável;
  • Agudo episódico: acontece quando o estresse agudo se torna frequente em indivíduos com preocupação em excesso, pessimistas e ansiosos sem motivos aparentes. Dessa forma, ao assimilar as pressões como parte da vida, acabam desenvolvendo quadros de gastrite, úlcera e outras doenças;
  • Crônico: é a tensão constante, que nunca desaparece, fazendo com que a pessoa se habitue ao estresse e considere algo como parte da sua vida. Pode ser resultado de experiências traumáticas na primeira infância, que são internalizadas e afetam a personalidade, a visão de mundo, a crença, entre outros fatores.

Ansiedade e seus efeitos

Mas não é só o estresse o grande vilão do mundo moderno. A ansiedade também está cada vez mais presente no nosso cotidiano e nada mais é do que o reflexo do corpo diante da apreensão sobre acontecimentos futuros.

De certa forma, uma pitada de ansiedade pode até nos preparar melhor para os eventos adversos, uma vez que, ao antecipar o que pode acontecer, tomamos uma postura preventiva em relação aos fatos. Para entender melhor, podemos citar a relação de uma prova para o estudante. Sabendo que ela vai ocorrer, a possibilidade de notas ruins leva a um melhor preparo para evitar um zero.

Infelizmente, para muitas pessoas o controle da ansiedade não é nada fácil. Assim, ela acaba nos fazendo paralisar por conta do sofrimento em relação ao que virá e atrapalhando o nosso desempenho, até mesmo, quando o assunto é atividade física. Os efeitos vão desde a perda de rendimento em treinos e competições, devido à falta de sono ou má alimentação, até o abandono completo da modalidade.

Por isso, é preciso estar atendo aos sinais e investigar as causas, para interromper um ciclo no qual o sedentarismo impede a superação e o bem-estar físico e emocional do indivíduo. Ou seja, aumenta o nível de estresse, piora a motivação e a vontade de novos projetos. Então, bora movimentar?

Como as atividades físicas ajudam no combate do estresse e da ansiedade?

Apostar em uma rotina fitness ou wellness aumenta o nível dos neurotransmissores ligados ao prazer e bem-estar, como a serotonina e a dopamina. Sem falar que a prática regular diminui o cortisol, o hormônio que gera o estresse e a ansiedade, como já citamos no começo do texto. Portanto, escolher uma modalidade é um excelente remédio no combate a esses fatores.

Em primeiro lugar, ela deve ser prazerosa. De nada adianta praticar exercícios se isso for uma tortura, não é mesmo?! Afinal, você busca se sentir bem! Então, aposte naquilo que tenha a ver com você, que pode ser desde uma caminhada até aulas de musculação ou yoga. Dá só uma olhada nestas dicas:

  • Correr
    Estimula a produção e liberação de endorfina, excelente para dissolver as pressões. A corrida ajuda a condicionar a mente para suportar a rotina estressante, já que o praticante supera os próprios limites.
  • Pedalar
    Conquistando cada vez mais adeptos, o ciclismo permite explorar novas paisagens, conhecer melhor os lugares por onde passa, sem afetar o meio ambiente, com a possibilidade de andar em grupo e fazer amigos.
  • Yoga
    A modalidade milenar trabalha a postura e a respiração, combatendo diretamente os principais sintomas físicos da ansiedade. Sem falar que o praticante ganha mais flexibilidade do corpo.
  • Pilates
    Ao exigir um alto grau de concentração em seus movimentos, se tem um maior controle da mente, ideal nos momentos de estresse em que é preciso manter a calma para tomar decisões e atitudes equilibradas.
  • Natação
    Um esporte completo e que também é excelente para desestressar. Além da respiração, se trabalha a coordenação de movimentos de pernas, braços e cabeça, deixando as preocupações no modo off.
  • Musculação

Trabalha toda a musculatura do corpo, dando mais força, energia e vitalidade. Excelente para um resultado rápido, tanto estético quanto para a saúde, elevando assim a autoestima.

Conheça a Homeostase!

Ficou animado para começar? Mas, atenção: seja qual for o tipo de exercício que você escolher, é fundamental ter o acompanhamento de profissionais capacitados, que possam ajudar você a combater o estresse e a ansiedade da melhor forma. E a Homeostase é lugar ideal para começar a pensar na sua qualidade de vida!

A Homeostase tem o ambiente e os professores perfeitos para isso. São mais de dez anos aplicando uma metodologia diferenciada de treinamento, por meio de especialistas em saúde e de exercícios personalizados, de acordo com a necessidade e o histórico de cada um — incluindo dados médicos.

Assim, com a atualização dos treinos e avaliações físicas periódicas, é possível acompanhar a evolução constantemente e, inclusive, traçar novos objetivos juntos. Sempre seguindo protocolos de treinos seguros e, consequentemente, mais eficazes.

Acesse o nosso site e entre em contato. Juntos, vamos driblar o estresse e a ansiedade com a prática de exercício físico!

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134