Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Exercícios na gravidez: importância, dicas e benefícios

Exercícios na gravidez: importância, dicas e benefícios

Praticar atividades físicas é uma recomendação constante para todos que buscam mais qualidade de vida, saúde e bem-estar. Os exercícios oferecem inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Por isso, não seria diferente durante a gravidez.
Manter-se ativa e saudável durante toda a gestação promove muitas vantagens tanto para a mãe quanto para o bebê.
Com o crescimento da barriga, o corpo da gestante sofre diversas adaptações mecânicas, como o aumento das curvaturas e a sobrecarga nas articulações – do quadril e do joelho, por exemplo. Para passar por essas mudanças de forma segura, é importante um trabalho de fortalecimento específico, a fim evitar possíveis dores e desconfortos durante a gravidez. Além disso, o exercício físico é indispensável para auxiliar a mulher a manter bons índices de glicemia, prevenindo a diabetes gestacional, ajudando no controle do peso, regulando a pressão arterial e garantindo muitos outros benefícios.

Os exercícios mais indicados durante a gestação
Qualquer gestante pode se exercitar, exceto se houverem contraindicações. Por isso, é fundamental consultar um médico antes de iniciar a prática, para receber um diagnóstico detalhado.
Conheça as atividades mais indicadas nesse período e quais suas vantagens:
– Alongamento: aumenta a flexibilidade dos músculos, facilitando a movimentação das articulações. Além disso, melhora a circulação sanguínea, previne problemas posturais, auxilia no relaxamento mental, diminui o estresse e reduz as tensões musculares.
– Musculação: através de exercícios direcionados é possível melhorar a força das musculaturas que merecem mais atenção durante a gestação, diminuindo a sobrecarga nas articulações e promovendo mais qualidade de vida à gestante.
– Pilates: método seguro e eficaz que melhora a estabilidade da musculatura postural. O método também permite que a gestante desenvolva uma maior conscientização sobre o próprio corpo.
– Exercícios na água: dentro da água, o peso corporal diminui e, consequentemente, o impacto sobre as articulações também. A pressão da água sobre o corpo atua como uma massagem, melhorando a circulação sanguínea – enquanto sua resistência fortalece a musculatura.
– Atividades aeróbicas de baixa intensidade: são exercícios que ajudam na capacidade pulmonar – no retorno venoso –, aumentando o fluxo sanguíneo. Essa prática também diminui o estresse e melhora a qualidade de vida.

Qual exercício a gestante deve escolher?
Basta selecionar o que mais se enquadra às necessidades e limitações da mulher, levando em conta fatores como horário de trabalho e espaço também. Mas o mais importante é procurar a orientação de profissionais capacitados como os que você encontra na Homeostase.
Aqui, você conta com um tratamento e uma metodologia específica para esse período. Durante a gravidez, o corpo da mulher sofre muitas mudanças e adaptações, por isso, o treinamento deve respeitar cada estado gestacional.

O que a ajuda da Homeostase pode oferecer?
Além da diminuição de dores frequentes (costas, quadril e joelho), nosso acompanhamento promove o bem-estar durante a gestação, a melhora da recuperação pós-parto (puerpério), o aumento a qualidade do sono, o fortalecimento do assoalho pélvico (períneo) – contribuindo para a hora do parto –, além de ajudar no combate à síndrome das pernas cansadas.
Essa orientação é oferecida desde o início da gestação até o pós-parto, por meio de uma equipe multidisciplinar de educadores físicos, nutricionistas e fisioterapeutas pronto para ajudar com:
– Uma alimentação mais adequada para a gestação e a saúde da mamãe e do bebê
– Exercícios apropriados para cada fase gestacional
– Orientações sobre atividades diárias
– Trabalhos de fortalecimento e preparo da musculatura do assoalho pélvico
– Diminuição de possíveis dores e desconfortos

Conte com a excelência de nossos profissionais especializados para vivenciar toda a expectativa da gravidez da melhor maneira possível: com muita qualidade de vida.

Matérias relacionadas
Abrir chat
(19) 97600-0134