As atividades físicas coletivas são benéficas a todos
Praticar atividade física já é uma das maneiras mais saudáveis de se manter em forma e cuidar do próprio corpo. Estar em movimentos constantes e regulares potencializa o indivíduo a uma vida com ainda mais qualidade e bem-estar.
Contudo, ainda existem motivações que podem ir além dos cuidados com a saúde. Algumas pessoas podem precisar, principalmente no início dos treinos, daquele empurrãozinho para seguir com regularidade as práticas. É nisso que entram os amigos.
Se treinar é bom, com os amigos fica melhor
Todas as pessoas com amizades reais buscam o bem-estar próprio e também dos amigos. Os cuidados podem ir além dos conselhos, mas na motivação aos cuidados físicos.
Convidar aquela amizade parceira para treinar junto é uma maneira de manter os laços fortes, ao mesmo tempo em que cuidam do corpo. É uma daquelas situações onde todos saem ganhando.
Aumento da motivação
A prática de treino em duplas ou grupo de amizades é benéfica para o aumento da motivação. Ter uma pessoa de confiança ao seu lado, além do professor, para incentivar você nas práticas de atividades físicas pode ser um diferencial.
E como a amizade é uma via de mão dupla, ao mesmo tempo que você é motivado por suas amizades a realizar as atividades físicas propostas, também pode motivá-las a treinar ainda mais. No fim, todos saem motivados e com as melhores intenções.
Promove o bem-estar
Não é questão de bater na mesma tecla, mas treinar promove o bem-estar físico e mental da pessoa. Independente da modalidade, as atividades físicas são necessárias para uma melhor qualidade de vida.
Estar ao lado das amizades nesse processo é muito importante, pois um puxa o outro para cima enquanto os dois (ou mais, em situação de grupo) promovem o bem-estar individual e coletivo.
Uma pesquisa publicada pelo Journal of American Osteopathic Association separou 69 estudantes para optarem por programas de treino coletivo ou individual. Após 12 semanas, aqueles que escolherem as atividades em grupo relataram melhora no bem-estar mental (12%), aptidão física (24%) e estabilidade emocional (26%), além de redução de 26% nos níveis de estresse percebidos.
Enquanto isso, os estudantes que optaram pelas atividades individuais só viram mudança no bem-estar mental (11%).
Portanto, a saúde mental e física da pessoa está atrelada à prática de exercícios físicos e são potencializados pela companhia de outras pessoas nas atividades.
Aumento do comprometimento
Sabe aqueles dias que dá uma preguicinha? Aquela vontade de ficar em casa e faltar ao treino? A presença de outras pessoas no processo é um motivacional a mais para sair e ir ao ambiente de treinamento.
Ao combinarem as atividades físicas juntos, os amigos se comprometem em estar presentes no processo. O comprometimento aumenta e o pensamento coletivo entra em cena. Se aquela amizade vai e eu prometi que ia, preciso ir junto, né?
Competições saudáveis
Os seres humanos são competitivos por natureza. Por vezes essa competitividade pode ser negativa, levando a situações de risco, mas esse não é o caso do treino em grupo.
O treinamento com amigos promove competições saudáveis em busca de uma vida com ainda mais qualidade de vida e bem-estar. Conforme já dito anteriormente, as amizades se apoiam na motivação e podem tentar superar o outro em exercícios.
Onde posso treinar com meus amigos?
Na Homeostase! Temos aulas de musculação personalizada de até quatro pessoas, todas perfeitamente assistidas pelo professor, que está presente em todas as etapas do processo de treinamento.
Além disso, é possível também praticar Pilates em dupla. É uma boa maneira de ter outra modalidade, com também inúmeros benefícios e realizar ela junto com amizades.
Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e comece a cuidar da sua saúde com na Homeostase! Estamos esperando por você.