Tendinite: Saiba o que é, como surge e como tratar!

A tendinite é uma doença que vem sendo muito mencionada a partir do uso de computadores e celulares. Trata-se de uma inflamação no tendão, apresentando dores e inchaços e que pode acontecer em qualquer articulação do corpo, onde haja uma sobrecarga.

A fama da tendinite tecnológica é por comumente atingir cotovelos, braços e dedos pelo seu uso repetitivo na digitação. Também atinge atletas, em especial nos joelhos e tornozelos, através de corridas ou excessiva força numa área específica do corpo.

Como surge a tendinite?

O tendão acaba recebendo uma a sobrecarga, por não ser tão elástico quanto o músculo e nem tão forte quanto o osso, a tensão de cargas grandes ou muitas repetições acabam prejudicando essa estrutura.

Alguns fatores acentuam o aparecimento da tendinite como:

– Movimentos repetitivos que causam fadiga nos tendões, como o uso contínuo de máquinas industriais, datilografia, computador e alguns esportes;

– Doenças auto-imunes que fazem com que as células de defesa do corpo atacam os tendões como se fossem inimigos, causando danos;

– Estresse que causam  contratura muscular e fadiga;

– Falta de alongamento muscular;

– Excesso de atividades esportivas, ou mesmo exercê-las sem a técnica adequada;

– Postura inadequada, o que acontece em muitas células de trabalho e posturas no dia a dia.

As dores de tendinite podem irradiar a musculatura ao redor e causar espasmos. De moderada a intensa, ela pode piorar com a falta de repouso e a continuação dos movimentos que a provocaram, tornando-se crônica.

Em geral, a área fica inchada, quente e vermelha. Se ela permanecer intensa e não houver o repouso necessário, a consequência é uma atrofia muscular aliada a perda de força ao redor.

Como tratar da tendinite?

O mais comum é manter o repouso, para que a tendinite moderada consiga desinchar e estabelecer seu movimento normal. As primeiras dores locais podem sinalizar que há uma sobrecarga no local que precisa ser observada e diminuída com urgência, para não causar danos maiores.

Se a sobrecarga for momentânea, apenas cessar os movimentos pode melhorar. Mas se os movimentos contínuos permanecerem, a dor voltará com mais intensidade e é preciso procurar um fisioterapeuta, que fará os testes clínicos e iniciará o tratamento conservador.

O profissional identificará se é tendinite ou outro tipo de problema, através do histórico do paciente.

O gelo também ajuda a diminuir o inchaço e controlar a dor na fase aguda.

A acupuntura pode ajudar a curar a inflamação e também na prevenção de novas crises. Mas a principal medida para que a dor não retorne é mudando a postura no trabalho e nas atividades físicas. Mudar os hábitos que vieram a provocar o problema, fazer constantes alongamentos e exercícios, ajudará a fortalecer a região muscular.