Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Saiba como o Pilates pode ser um aliado contra o câncer de mama

A atividade física é sinônimo de saúde e qualidade de vida. E quando o assunto é câncer de mama, os exercícios físicos são mais do que obrigatórios na rotina das pacientes. E uma excelente opção é o Pilates!

Muito se fala da importância dos exercícios físicos no tratamento e na prevenção ao câncer de mama, incluindo no pós-operatório. Mas você sabia que o Pilates tem papel de destaque quando se trata dos benefícios da prática de atividade física para reduzir os riscos da doença? Sim! Ele pode ser um grande aliado na luta contra aquela que ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres, no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Por isso, aproveitamos o Outubro Rosa para trazer ao debate a importância de se falar em câncer de mama, diagnóstico precoce e, principalmente, prevenção. Reforçando que a busca por mais qualidade de vida, tanto física como mentalmente, está em uma vida longe do sedentarismo, com o corpo em movimento e a alma em equilíbrio.

Pois, já dizia Joseph Pilates — criador do método praticado no mundo inteiro: “seu corpo é seu maior bem”. Então, confira este artigo e viva a sua saúde!

Não abra mão da atividade física

Não é novidade que a prática de exercícios físicos está diretamente ligada a uma vida mais equilibrada. E um estudo publicado em setembro deste ano, na revista British Journal of Sports Medicine, reforça essa premissa, ao mostrar que ficar parado aumenta o risco de câncer de mama nas mulheres.

A pesquisa analisou geneticamente a relação direta entre a prática de exercícios e a diminuição das chances do surgimento desse tipo de tumor. Foram entrevistadas quase 131 mil mulheres, cujos dados coletados revelaram que a atividade física, aliada à predisposição genética e à prática de exercícios, reduz de 38% a 41% o risco de câncer de mama.

Já aquelas menos propensas e que passam mais tempo sentadas tiveram probabilidade 100% maior de sofrer da doença triplo negativa, considerada a mais difícil de tratar. Além disso, os cientistas descobriram que a gravidade da doença diminui entre pacientes que costumam treinar mais.

Isso porque os exercícios físicos regulares — os quais são essenciais para as nossas vidas em qualquer situação — podem atuar de maneira direta e indireta na prevenção do câncer de mama. Eles promovem uma diminuição da circulação de estrogênio e inflamações, atuam na redução da gordura visceral e proporcionam efeitos imunomoduladores, aumentando a imunidade.

Sem falar que, quando saímos da inércia, o organismo libera um neurotransmissor chamado serotonina. Esse hormônio é responsável por auxiliar e regular o humor e ajuda na redução de sintomas como a tristeza e a depressão. O que pode ser fundamental para quem está em tratamento oncológico.

Os benefícios do Pilates contra o câncer de mama

Se a atividade física pode ajudar a combater o câncer, a prática do Pilates pode trazer uma série de benefícios. O método não é apenas reconhecido por manter a boa forma física, de forma contínua. Ele ajuda a equilibrar corpo, mente e espírito, uma harmonia mais do que necessária quando o assunto é qualidade de vida.

E entre os benefícios do Pilates, estão:

  • desenvolver a força;
  • aumentar o condicionamento físico;
  • intensificar os níveis de energia e a disposição;
  • prevenir lesões;
  • desenvolver a resistência muscular;
  • ajudar a melhorar a dor;
  • levar à amplitude e controle do movimento, principalmente dos membros superiores;
  • promover a drenagem linfática por meio de técnicas de respiração;
  • melhora a postura.

Portanto, quem já recebeu o diagnóstico da doença tem ainda mais a ganhar ao incluir o Pilates na sua rotina. Sem falar que ele também é excelente na recuperação após o tratamento, ao facilitar a readaptação ao dia a dia e devolver o vigor para quem passou pelo extenso tratamento.

Por ser individualizado, o método é ideal para essas pacientes que precisam de algo que atenda às suas necessidades, com exercícios de alongamento e fortalecimento específicos, executados de forma dinâmica e progressiva, sem impacto e riscos a quem já se encontra debilitado.

Lembrando que tudo deve sempre ser feito com o acompanhamento profissional, na dosagem adequada e levando em consideração a individualidade e o quadro de cada paciente.

Conheça o Pilates da Homeostase!

Vimos que o Pilates pode ser um importante aliado na luta contra o câncer de mama, ao atuar desde a melhora na coordenação motora, levando à postura correta, promovendo maior flexibilidade e a resistência muscular. Um trabalho que a Clínica Homeostase oferece com qualidade e profissionalismo.

Na Homeostase, você encontra um acompanhamento personalizado, no qual o professor monta uma planilha com exercícios adaptados para cada aluno, de acordo com as suas necessidades e objetivos. Como é o caso das pacientes de câncer de mama.

Tudo começa com uma primeira consulta, quando é feita uma análise completa da sua saúde, com avaliação da composição corporal e dos desequilíbrios posturais, bem como do histórico de saúde. Esse material coletado será a base para compor o treino individualizado, com exercícios seguros e direcionados, realizados em aulas com duração de 50 minutos e em horários à escolha do praticante.

Uma flexibilidade que permite que a prática possa ser feita de uma a três vezes por semana, com, no máximo, duas pessoas em sala. Assim, o professor é capaz de dar total atenção ao aluno, corrigindo a postura e analisando a evolução de cada participante.

Aliás, os professores super qualificados da Homeostase possuem conhecimentos específicos sobre patologias e lesões. Eles estão constantemente estudando para aplicar a forma mais eficiente de treinamento, visando promover qualidade de vida, saúde e bem-estar. E o melhor: em um ambiente confortável e acolhedor.

Quer conhecer as aulas de Pilates da Homeostase? Acesse o nosso site e entre em contato para uma aula experimental! Teremos o maior prazer em receber você!

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134