Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Exercicios Para Iniciantes

Praticar atividade física é fundamental para a saúde e qualidade de vida. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas práticas de exercícios para iniciantes.

 

Descubra 5 exercícios físicos para iniciantes, para fazer em qualquer lugar

O sedentarismo está associado a uma série de problemas de saúde. Se você ainda não mantém uma rotina de atividade física, é melhor começar agora. Fique por dentro dos motivos para mexer o corpo e conheça cinco exercícios físicos para iniciantes.

A importância de nos dedicarmos à prática de atividade física está ainda mais evidente, nesses tempos de pandemia. O fato de passarmos mais tempo em casa pode acabar nos convidando ao sedentarismo, que é muito perigoso para a nossa saúde e qualidade de vida. Nesse artigo, você fica por dentro dos benefícios e confere exemplos de exercícios físicos que você pode fazer até mesmo em casa.

Não é sem motivo que a atividade física regular é uma conduta recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As vantagens vão bem além da estética. Em se tratando de bem-estar físico, os reflexos positivos são comprovados, como abordaremos no decorrer do texto.

Isso sem contar a saúde emocional e mental, que fica reforçada entre os praticantes de exercícios. Portanto, se você está preguiçoso, é hora de se mexer e ter mais qualidade de vida!

 

Os motivos para se dedicar à atividade física

De acordo com dados da OMS, o sedentarismo está associado ao risco de infartos, derrames cerebrais e câncer, além, é claro, de ser um dos principais motivos para as pessoas estarem acima do peso. Ou seja, os cuidados com boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos são fundamentais para nos mantermos saudáveis.

Quando se fala da relação dos brasileiros com atividade física, a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) traz bons parâmetros. É um levantamento anual do Ministério da Saúde que evidencia o panorama nacional em torno de doenças e hábitos mantidos pelos brasileiros com relação à saúde.

A edição de 2019 detectou que 13,9% dos entrevistados são totalmente sedentários. A boa notícia, por outro lado, é que o número de praticantes de exercícios saltou de 14,7%, em 2009, para 39%, 10 anos depois. Foram ouvidas cerca de 52 mil pessoas nas 26 capitais e também no Distrito Federal e o aumento da quantidade de brasileiros adeptos dos exercícios demonstra uma maior consciência em torno da importância dessa prática.

 

A lista de benefícios não é pequena

Veja alguns dos principais motivos que você precisa levar em conta para fazer parte da turma de praticantes de exercícios:

  • A atividade física diminui o risco de doenças cardiovasculares e auxilia no controle da pressão arterial, reduzindo os riscos de ocorrência de colesterol e diabetes;
  • A força muscular, a flexibilidade e a respiração melhoram;
  • A atividade física colabora com a manutenção do peso;
  • O sono ganha qualidade e a liberação de substâncias químicas, como dopamina e endorfina, aumentam a sensação de bem-estar e felicidade.
  • Por isso, os exercícios físicos são excelentes aliados no combate ao estresse e aos quadros de ansiedade e depressão, além de aprimorarem o desempenho cognitivo.

 

Exercícios físicos para iniciantes

Se você está sedentário e ganhou motivação vendo todos esses benefícios, é tempo de começar. E o fato de estar sem tempo para frequentar a academia não é desculpa.

Com disposição e força de vontade para investir na sua saúde, a sua casa, ou uma praça ou parque próximos podem se transformar num espaço para ganhar força, eliminar gordura e adquirir muito mais saúde e disposição no seu dia-a-dia.

 

Mais saúde em 15 minutos diários

E para tornar ainda mais fácil a vida de quem quer começar já, separamos cinco exemplos de exercício físico que os iniciantes podem praticar, na hora e lugar que escolherem. Basta reservar 15 minutinhos do seu dia.

  • Agachamento: Mantenha os pés paralelos e na direção do quadril. Suas pernas não devem estar muito abertas, nem muito fechadas. No momento de agachar, é fundamental que você projete o quadril para trás e mantenha uma boa postura do tronco. Este exercício promove um ótimo fortalecimento das pernas e nos ajuda nas atividades do dia a dia como sentar no sofá ou pegar algo no chão.
  • Abdominais: são ótimos para prevenir dores nas costas e auxiliar na postura. Você pode deitar no chão e manter as pernas dobradas, com os pés paralelos. Com as mãos atrás da cabeça, levante o tronco, elevando-o na direção dos joelhos. É preciso ter atenção com a coluna, mantendo a lombar no solo. Caso sinta dores nas costas, procure a ajuda de um especialista;
  • Aeróbicos: os exercícios dessa modalidade são excelentes para melhorar nossa capacidade cardiorrespiratória e proteger o coração e prevenir de diversas outras doenças. Pular corda, fazer polichinelo, caminhar, andar de bicicleta, e também a famosa corrida parada, são boas alternativas para os iniciantes aderirem, com praticidade;
  • Elevação na ponta dos pés: esse é um exercício que auxilia no fortalecimento da panturrilha e promove melhorar da circulação sanguínea. É super simples de fazer, basta manter as pernas levemente afastadas e realizar o movimento de subida e descida dos calcanhares.
  • Alongamento: antes ou depois da atividade física, é crucial alongar o corpo. Alongue todos os músculos, os alongamentos melhoram a flexibilidade e previnem lesões.

Todos são exercícios simples que podem ser seguidos pelos iniciantes na prática de atividade física. O importante é começar devagar e manter o foco. No começo pode ser difícil, mas, aos poucos, os exercícios passam a fazer parte da rotina. Além disso, não perca de vista o respeito aos limites do seu corpo.

Portanto, nada de sobrecargas. Comece com poucas repetições e vá aumentando as séries. Como já dissemos, destinar cerca de 15 minutos diários já vai fazer bastante diferença na sua qualidade de vida e saúde.

E não esqueça de escolher roupas leves e flexíveis  para a hora de se exercitar. O tênis também deve ser adequado, com amortecimento para proteger as articulações.

Por fim, não esqueça de usar filtro solar, ao praticar exercícios ao ar livre e hidrate-se sempre, sem descuidar de manter boa alimentação. Siga as dicas e bons exercícios!

 

Aqui na Clínica Homeostase também temos programas específicos para quem quiser aderir à prática de atividade física e ter muito mais saúde e bem estar. Confira as opções em nosso site!

Matérias relacionadas
Abrir chat
(19) 97600-0134