Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Estresse e ansiedade: os inimigos da saúde mental e física

Atitudes pequenas e gradativas podem ajudar, e muito, no seu bem-estar e na sua saúde

Ansiedade e estresse vêm sendo inimigos da saúde mental nos últimos anos. Com a pandemia, essa realidade criou certa musculatura. Recentemente abordamos aqui, em nosso blog, alguns motivos pelos quais a prática de exercícios físicos pode combater o estresse e a ansiedade e, consequentemente, a depressão.

O sedentarismo tem muito a ver com isso. Quem não tem o hábito de praticar exercícios físicos, pode ficar ainda mais vulnerável para desenvolver doenças cardíacas, baixa imunidade, aumento de estresse, dores musculares, entre outras.

Isso tudo porque pessoas que não têm em sua rotina a prática de atividades físicas, acabam gerando ansiedade pelo fato do corpo não produzir hormônios benéficos à saúde, sendo uma porta de entrada ainda maior para o estresse agir de forma intensa.

É sobre como tudo isso desencadeia que falaremos a seguir!

Sintomas de ansiedade e estresse

Quem nunca teve insônia que atire a primeira pedra. Assim como a indigestão, que às vezes incomoda no seu dia. E aquela tensão muscular quando se está prestes a fazer uma apresentação importante? Essas situações são normais, mas quando se tornam rotineiras exigem atenção.

Se tudo isso começar a fazer parte da sua vida com frequência, está na hora de acender o sinal vermelho. Ter dias não tão bons, é a coisa mais normal na vida do ser humano, mas quando tudo ganha proporções, é preciso procurar ajuda médica.

Quanto maior o nível de ansiedade e estresse, mais desconfortos físicos você terá. Embora a atividade física seja uma das mais importantes escolhas para se livrar do sedentarismo, da ansiedade e do estresse, a terapia também auxilia em todo o processo.

É importante trazer aqui essa diferença entre sintomas de ansiedade e de patologias. Por isso, tão importante quanto ir ao médico para certificar-se que está tudo certo com seu organismo, também é fundamental avaliar a possibilidade de iniciar um acompanhamento ou ao menos fazer uma avaliação psicológica.

Como a ansiedade afeta o corpo?

Há quem adoeça, quem desenvolva gastrite, constipação e até distúrbios alimentares, e muitas dessas condições são consequências dos níveis elevados de estresse, seja no curto, médio ou longo prazo.

A doença cardiovascular é uma delas, e ocasiona na obstrução de vasos que levam o sangue para o coração. Dores de cabeça também são comuns devido às oscilações de serotonina no cérebro. Já tontura e dificuldade na respiração estão entre os principais sintomas de quem sofre com ansiedade.

Álcool e cigarro pioram o quadro clínico

O que também potencializa a doença é o consumo excessivo de álcool e de cigarro. Como reflexo da pandemia, a ansiedade se alastrou na casa das pessoas e o consumo de álcool e cigarro também.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Fiocruz chegou a revelar que 34% dos fumantes brasileiros aumentaram a quantidade de cigarros consumidos durante a pandemia.

Esse é um dos inúmeros estudos que foram divulgados nos últimos dois anos. O que também preocupa, quando o assunto é a saúde física e mental. Aliás, o consumo desses dois insumos piora todos os quadros clínicos quando se trata de hábitos gerados por ansiedade e estresse.

A ansiedade e os hábitos alimentares

Açúcares, farinha branca, consumo excessivo de cafeína, gorduras ruins (presunto, salsichas, biscoitos recheados etc), são alimentos venenosos que pioram a ansiedade. Além de potencializar os pensamentos ruins, também não colaboram para a saúde clínica.

Muitas vezes, como válvula de escape para combater a ansiedade e o estresse, as pessoas extrapolam na alimentação, caracterizando o fato como recompensas alimentares. A partir desse ponto, desenvolvem-se os transtornos alimentares e desencadeiam-se as doenças.

Como uma alimentação saudável ajuda a combater o estresse

O prazer momentâneo que alguns alimentos ruins proporcionam é mais prejudicial do que você pensa. Para combater o estresse, a alimentação saudável é um dos pilares mais importantes.

Alimentos ricos em minerais, vegetais e vitaminas podem diminuir os riscos à saúde. Ovos, frutas, peixes e carnes magras, verduras, castanha do Pará e mel são algumas dicas de alimentos saudáveis que você pode inserir na sua alimentação diária.

O caminho mais indicado é consultar com um(a) nutricionista para que seja realizada uma avaliação completa e indicado um melhor planejamento nutricional personalizado.

Lembre-se: evite ao máximo a ingestão de açúcar, principalmente, de alimentos industrializados. Além de o açúcar ser inimigo da alimentação saudável, também causa prejuízos à flora bacteriana do intestino.

Como a musculação e o pilates ajudam na ansiedade e estresse

Inserir na sua rotina práticas fitness faz toda a diferença para o seu bem-estar. Assim como a elevação do nível de neurotransmissores, como serotonina, endorfina, dopamina, atividade física constante beneficia a capacidade cognitiva e age na contramão do estresse.

Optar por exercícios físicos pode ser mais fácil do que você imagina. Por isso, musculação e pilates são boas pedidas. Cada uma das atividades é revestida de práticas diferentes, podendo ser adaptadas de acordo com o que você tem mais afinidade, sabia?

Ambas as modalidades oferecem o fortalecimento dos músculos, mas cada uma com objetivos diferentes. A musculação auxilia no emagrecimento e melhora o condicionamento cardiorrespiratório. Já o pilates é bastante voltado à melhora de flexibilidade, postura e equilíbrio.

Sendo um ou outro, lembre-se sempre de fazer a atividade que proporcione prazer. Assim, não será um sacrifício treinar, mas sim uma engrenagem para que sua disposição seja maior e seus dias sejam mais leves.

Atendimento especializado é o caminho

Com a equipe da Homeostase, você tem as melhores orientações e acompanhamento especializado. Aqui, nossos profissionais são dedicados ao bem-estar e à saúde individual, com base no histórico clínico e físico de cada aluno.

Como forma de mensurar os avanços, resultados e melhorias, além de acompanhar diariamente os treinos, nossa equipe realiza periodicamente avaliações físicas para adaptar as atividades e as metodologias.

Contate a Homeostase para agendar sua avaliação. Livre-se da ansiedade e do estresse por meio do prazer que as práticas de exercícios físicos proporcionam!

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134