Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Conheça três tipos de exercícios físicos recomendados para quem sofre de hipertensão

Hipertensão: a importância das atividades físicas no controle da hipertensão arterial.

Cerca de 30% dos brasileiros sofrem com a hipertensão, diz a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Um índice alto, mas que não impressiona: a hipertensão – ou a popular pressão alta – é uma condição lenta e sorrateira e que só manifesta sintomas quando já alcançou um grau avançado. Não por acaso, trata-se de uma doença conhecida como um inimigo silencioso.

Os primeiros sintomas de hipertensão costumam aparecer somente quando há um aumento súbito da pressão. A pessoa, neste caso, pode sentir tonturas e cefaleias e, em alguns casos, até desenvolver doenças cardiovasculares que podem levar ao risco de infarto e acidente vascular cerebral, por exemplo.

Em geral, as causas estão ligadas a uma predisposição genética, mas também podem se manifestar por conta de fatores de risco, como obesidade, consumo excessivo de sal e tabagismo.

Apesar de ainda não ter cura, existem diversas maneiras de controlar a pressão arterial sem depender tanto de remédios. Uma delas é adotar um estilo de vida mais saudável e mais ativo. Na prática, significa inserir na rotina uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas.

E é sobre a relação entre exercícios físicos e hipertensão que nos aprofundaremos neste texto. Acompanhe!

Hipertensão e sedentarismo

Como muita gente já sabe, fazer exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a vida de uma pessoa. Eis alguns: melhora a condição cardiovascular, diminui o percentual de gordura, auxilia nos níveis de colesterol e glicemia e fortalece a estrutura óssea e muscular. Mas, para o hipertenso, há mais um motivo para incluir nessa lista: o controle natural da pressão, que vem dos efeitos que o fluxo sanguíneo exerce nas paredes das artérias durante a prática de exercícios.

A hipertensão tem relação direta com o sedentarismo. Ficar parado ou sentado por muito tempo, e dia após dia, é suficiente para contrair as artérias e mantê-las constantemente enrijecidas. Isso não só dificulta a passagem do sangue, como também leva a pressão arterial às alturas.

Porém, quando o hipertenso passa a praticar exercícios físicos, a situação se inverte: a produção de endorfina e a liberação de óxido nítrico faz com que os vasos sanguíneos dilatem e as artérias, por sua vez, fiquem mais relaxadas. Isso melhora a irrigação dos músculos e órgãos e faz a pressão cair.

Um estudo conduzido por instituições americanas e europeias e publicado no British Journal of Sports Medicine em 2018 mostrou, por exemplo, que a prática de atividades físicas pode ser tão eficiente quanto os remédios usados no controle da hipertensão. Mais um motivo para incluir os exercícios no dia a dia e sempre que possível!

Tipos de exercícios físicos recomendados

Ficar sentado o dia todo contribui não só para o sedentarismo e para o aumento de peso, como também para o aumento da pressão arterial. Por isso, mexer o esqueleto é tão importante – especialmente para quem sofre de hipertensão.

Veja, então, os exercícios físicos mais benéficos para pessoas que vivem com esta condição.

Exercícios aeróbicos

As atividades aeróbicas estão entre as mais recomendadas para quem sofre de hipertensão. Isso porque elas trabalham o fôlego e fortalecem o coração, mas trazem um benefício bem específico para quem pratica com regularidade: melhoram o aporte sanguíneo para todas as partes do corpo, aumentando a entrega de oxigênio e nutrientes.

Caminhada, corrida, natação, hidroginástica, ciclismo, remo, patinação e o ato de pular corda são boas opções que ajudam a baixar a pressão arterial.

Musculação e treinos de força

Não podemos esquecer que o coração também é um músculo, o miocárdio, e assim como todos os músculos do corpo, precisa ser fortalecido. A musculação é ótima para a resistência muscular, para o condicionamento cardiorrespiratório, a redução de gordura e a disposição física.

O importante é acompanhar a pressão arterial, monitorar as pausas, os batimentos cardíacos e a sequência adequada de cada exercício, ou seja, um profissional capacitado é indispensável quando falamos de musculação para hipertensos, assim, será possível um treinamento seguro e eficiente.

Alongamento

O alongamento também pode trazer benefícios à saúde da pressão arterial. Um estudo recente divulgado por pesquisadores canadenses ligados à University of Saskatchewan mostrou que alongar o corpo e a musculatura também provoca o alongamento dos vasos sanguíneos que alimentam os músculos, o que reduz a rigidez das artérias e acarreta menor resistência ao fluxo sanguíneo.

Além disso, fazer exercícios de alongamento com frequência reduz a tensão muscular e promove a amplitude dos movimentos, deixando o corpo mais flexível, ajudando a pessoa a se mover melhor e a evitar lesões. Bons exemplos de atividades que incluem alongamento são o yoga e pilates.

A importância do acompanhamento profissional

Como vimos, a prática regular de exercícios físicos ajuda a prevenir a hipertensão e mantê-la sob controle. Ainda assim, é preciso tomar algumas precauções para evitar sufocos. Esforços muito intensos, por exemplo, devem ser evitados. Assim como a elevação de cargas muito pesadas e o bloqueio da respiração durante a prática.

Para manter o controle do corpo e não passar dos limites, o ideal é que a pessoa tenha acompanhamento profissional durante toda a prática. Um educador físico pode, inclusive, preparar treinos adequados à condição de cada aluno, o que é uma importante segurança para quem sofre de hipertensão. Além disso, a supervisão profissional permite, ainda, uma evolução natural e gradativa dos treinos, sem que eles representem um risco para a saúde do praticante.

Na Homeostase, esta é uma regra básica de trabalho: todos os alunos recebem acompanhamento próximo de profissionais qualificados e têm seu treino recomendado com base em suas próprias condições de saúde, sejam elas ligadas à hipertensão ou a outras patologias. Venha conhecer as nossas instalações e o nosso método único de cuidar da sua saúde.

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134