Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

A Eficácia dos Exercícios de Alongamento do Pilates

Através do Pilates é possível trabalhar exercícios específicos para diversos pontos de encurtamento muscular.

Os encurtamentos musculares estão presentes na maioria das pessoas, principalmente naquelas que levam uma mesma rotina de trabalho e postura, por isso o Pilates vem sendo tão bem recomendado.

 

Leia também:
Musculação X Pilates – Você sabe qual é a melhor escolha?

 

Quanto mais tempo permanecemos numa mesma posição, músculos são condicionados a se manterem contraídos ou alongados, podendo gerar encurtamentos e/ou alongamentos excessivos.

Quando realizamos um trabalho de alongamento para melhora da flexibilidade é importante ter ciência que dentro de um único grupo muscular pode haver pontos de encurtamento diferentes.

Ex: os músculos posteriores da coxa podem ser bem alongados, porém os músculos dos glúteos encurtados, a região da coluna torácica pode ter boa flexibilidade, enquanto a região da coluna lombar tem pouca mobilidade.

Os exercícios do método Pilates trabalham exatamente nos desequilíbrios musculares, buscando equilibrá-los, seja em seu alongamento ou em seu fortalecimento.

Também é importante identificar possíveis partes com alongamento excessivo, já que pode ser prejudicial devido a hipermobilidade e instabilidade para ligamentos, tendões e músculos, que devem ser fortalecidos para evitar algum tipo de compensação ou lesão.

Antes de qualquer planejamento é importante realizar uma avaliação física e postural para identificar tais desequilíbrios e periodizar exercícios específicos para cada indivíduo.

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

 

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134