Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Dor nas costas e na coluna: quais as causas e como tratar?

Você sofre com dores nas costas ou na coluna? Sabe quais as dores mais comuns, e como identificar e tratar cada uma delas? Leia e previna-se delas no futuro!

Dor nas costas e na coluna: quais as causas e como tratar?

Olá! Tudo bem? Muita gente sofre ou já sofreu com dores nas costas ou na coluna – e, às vezes, sequer conseguimos diferenciar uma dor da outra. Pior ainda é quando nos acostumamos com elas, dando pouca importância ao problema. Pois saiba que, além de incomodar, as dores nas costas ou na coluna podem ser um indício de algo mais grave.

O intuito desta matéria é esclarecer quais os principais distúrbios que podem surgir nas costas, e te ajudar com dicas para aumentar sua qualidade de vida.

Aqui, você vai conhecer:

  • As 4 dores mais comuns
  • Por que a dor nas costas nem sempre é na coluna
  • 3 dicas para aliviar os desconfortos
  • Como se prevenir de problemas no futuro

Boa leitura!

Quais são as 4 dores mais comuns nas costas e na coluna?

Ainda mais nessa época, com a popularização do regime de home office, passamos muitas horas sentados diante do computador. Isso não seria um problema se não fosse por uma palavrinha bem famosa ultimamente: “postura”.

Ficar sentado com as costas arqueadas e com o computador abaixo ou muito acima da altura dos olhos, é um grande malefício! A má postura é uma das principais responsáveis pelas dores nas costas, mas não é a única.

Além disso, em cada lugar de incidência, a dor leva um nome diferente – então vamos conhecer as principais.

 

Torcicolo

O torcicolo só acontece na região do pescoço, mas essa dor pode acabar irradiando para os músculos das costas e promovendo rigidez e inchaço na região cervical.

Normalmente, o torcicolo acontece por conta de um posicionamento incorreto da cabeça durante o sono – ou mesmo por um movimento brusco do pescoço. Mas também pode ser um sinal de um dos grandes males da nossa geração: a tensão emocional causada pela ansiedade e pelo estresse.

 

Dor na lombar

Também chamada de lombalgia, essa dor é aquela que surge no final da coluna e tende a aumentar com o “trabalho sedentário”.

Essa dor, resultado da má postura ou do carregamento inadequado de peso, pode ser classificada como aguda (que aparece de repente, geralmente após um movimento brusco), como referida (quando a dor se inicia na região lombar e alcança outras partes do corpo) ou como crônica (nesse caso, há bastante incômodo e já perdura por mais 3 meses).

 

Dor na cervical

A cervical fica localizada na parte mais frágil de toda a nossa coluna vertebral – e é a grande responsável pelo controle, pela movimentação e pela sustentação da cabeça.

A dor na cervical, também conhecida como cervicalgia, geralmente está associada à postura incorreta durante longos períodos – como por exemplo a projeção da cabeça diante do computador.

Pode vir seguida de rigidez ou dores na nuca, formigamento – que pode irradiar para os braços – e, em alguns casos, também pode causar tonturas e dores de cabeça.

 

Dor torácica

A dor torácica acomete exatamente o meio das costas, entre e cervical e a lombar – e, na maioria das vezes, está relacionada à tensão muscular.

Má postura constante pode gerar incômodos nos músculos que ficam entre as escapulas, que acabam ficando fadigados demais. Além disso, é possível sentir dores nessas musculaturas ao respirar profundamente.

 

Toda dor nas costas é algum problema na coluna?

Segundo uma pesquisa do IBGE, 18,5% da população brasileira sofre com dores crônicas na coluna. Mas, diferentemente do tópico anterior, nem toda dor nas costas representa algum problema ortopédico na coluna.

 

 Então aqui é hora de ligar o alerta

As causas de dores nas costas podem ser desde cólica menstrual até condições mais sérias e que podem representar um risco para a sua saúde, como problemas nos rins, no pulmão, no fígado ou no coração.

 

Mas não se desespere!

Apesar de chata, a dor é uma resposta do nosso corpo para algo que não está indo bem. Então, a dica é: sentiu dores persistentes nas costas, por mais de uma semana? Procure um médico, pois somente ele poderá te dar um diagnóstico preciso e seguro.

 

3 dicas para aliviar as dores

Os grandes aliados na hora de evitar o desconforto, não apenas nas costas, mas no corpo como um todo, são os exercícios físicos (veja mais abaixo). Porém, em determinados casos de incômodos repentinos e intensos, algumas práticas podem ajudar a aliviar o desconforto.

 

 Dica 1: faça alongamentos

Ideais para soltar a musculatura e aliviar a pressão na lombar, os alongamentos podem ser feitos todos os dias.

Uma variação bem simples e fácil de fazer é essa:

  • Deite-se sobre um colchonete e abrace os dois joelhos durante 30 segundos.
  • Em seguida, solte uma perna, apoiando o calcanhar no chão e mantendo a outra pressionada contra o peito.
  • Troque a perna e repita o procedimento anterior.

 

Dica 2: faça compressas quentes

No caso de dores ocasionadas por tensionamentos musculares, as compressas com água quente (ou com gel) ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, favorecendo o fluxo sanguíneo e aliviando a tensão dos músculos da coluna – além de proporcionar uma sensação de relaxamento.

 

Dica 3: cuide da postura

Olha a postura aqui de novo… E não tem jeito: você precisa se preocupar com ela, não apenas ao trabalhar (alinhando o computador na altura dos olhos, encostando os pés no chão, adotando uma cadeira confortável e apoiando os antebraços ao digitar e ao usar o mouse), mas também ao realizar qualquer atividade:

  • Andando

Lembre-se de manter a coluna e os ombros retos.

 

  • Deitando-se ou se levantando da cama

Faça sempre o movimento lateral, com cuidado e com o apoio das mãos.

 

  • Dormindo

Deite-se de lado, para preservar suas curvaturas fisiológicas, use um bom travesseiro (nem muito alto, nem muito baixo), que acomode o seu pescoço, e outro entre as pernas – evitando que seu quadril rode durante a noite.

 

O que fazer para se prevenir de dores no futuro?

Manter uma rotina saudável de exercícios, combinada com uma alimentação balanceada, já é o primeiro passo para se prevenir de dores – tanto nas costas como em outras partes do corpo.

Na Homeostase, realizamos uma avaliação para identificar possíveis lesões – dessa maneira, nossos profissionais estudam seu caso cuidadosamente, aplicando o treinamento mais adequado às suas necessidades.

Mais que evitar dores, os exercícios físicos trazem uma melhor qualidade de vida, reduzindo o estresse e contribuindo para um sono mais tranquilo.

E quais são as modalidades de exercícios que você pode fazer? Diversas!

 

Pilates

O pilates trabalha a coordenação motora, a postura correta, a flexibilidade e a resistência da sua musculatura.

Como a planilha de exercícios é montada exclusivamente para você, seguindo seus objetivos e respeitando suas limitações, o resultado é seguro e o exercício é acompanhado de perto por um profissional.

 

Personal Trainer

O personal trainer Homeostase consiste em um professor especialista em você, que estuda e conhece minuciosamente sua saúde, suas limitações e seus objetivos.

Por meio de avaliações físicas e posturais, e uma análise de exames identificamos o melhor treinamento para você – conciliando fortalecimento muscular, melhora da postura e do condicionamento cardiovascular, de acordo com suas necessidades.

 

Musculação personalizada em grupo ou musculação funcional em dupla

A musculação personalizada é feita com você e mais 3 pessoas (que podem ser da sua família ou seus amigos), e um professor. Todos os alunos possuem seu treino individualizado de acordo com suas necessidades. Assim, o professor consegue acompanhá-lo e ajudá-lo no seu treinamento sem prejudicar a sua coluna.

Outra opção é a musculação funcional, realizada em dupla. Nessa modalidade, combinamos exercícios de musculação com exercícios funcionais e condicionamento cardiorrespiratório – em uma sala exclusiva.

 

Gostou dessas dicas?

Esperamos que sim! Cuidar do seu corpo, seja com a alimentação, com a prática de exercícios ou mesmo com uma simples mudança de hábitos, pode ajudar a evitar dores nas costas e na coluna.

Caso você precise de ajuda, nós estamos à disposição.

Continue acompanhando nosso blog para conferir outros assuntos interessantes para a sua saúde!

Matérias relacionadas
Abrir chat
(19) 97600-0134