Outubro Rosa: Movimente-se contra o câncer de mama

Em meio à campanha do Outubro Rosa, esse material explica o que os exercícios podem fazer no combate às doenças e como prevenir o câncer de forma saudável.

Aproveitando a onda de conscientização provocada pela campanha do Outubro Rosa, viemos esclarecer por que os exercícios físicos são excelentes aliados para sua saúde, tanto na prevenção quanto no combate a doenças – inclusive o câncer de mama e de colo do útero.

Por que precisamos do Outubro Rosa?

Atualmente, o câncer de mama responde por 29% dos novos casos de câncer identificados nas mulheres. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), isso corresponde a uma expectativa de 59.700 novos casos no ano de 2019 – apenas no Brasil.

Embora seja uma doença agressiva, boa parte das mulheres apenas descobre o câncer em seus estágios mais avançados, o que diminui as chances de cura (já que é necessário um tratamento mais agressivo). Já o câncer de colo do útero é ainda mais difícil de notar sintomas. E é nesse contexto em que se insere a campanha do Outubro Rosa.

Há anos, é amplamente difundida a importância de realizar mensalmente o autoexame das mamas. Isso é, sim, necessário, mas não é suficiente para o diagnóstico precoce da doença. A campanha se insere na necessidade de difundir que, para identificar o câncer em seus estágios iniciais, é necessário visitar um ginecologista anualmente para a realização de exames de rotina – para ambos os tipos de câncer.

Como o câncer é diagnosticado?

Conforme falamos, para o câncer de mama, é imprescindível realizar o autoexame: 7 dias após o início da menstruação, realizar a apalpação das mamas em busca de caroços, dores anormais ou secreção de líquidos – que podem indicar algum problema.

Porém, tais sintomas aparecem apenas quando a doença já está em estágios mais avançados. Por isso, a realização anual de exames com acompanhamento médico é obrigatória.

No ginecologista, a mulher passa por uma série de processos para verificar a presença – ou não – da doença:

• Conversa: Primeiramente, o ginecologista faz perguntas para avaliar os hábitos da paciente, eventuais dores e incômodos;
  • Apalpação: A seguir, realizará a apalpação das mamas em busca de caroços, anomalias e líquidos;
  • Papanicolau: Em seguida, verificará a aparência do colo do útero e realizará o exame do Papanicolau, que consiste em colher células do colo do útero para análise em laboratório (é indolor!);
  • Exames de imagem: Também de praxe, serão solicitados exames de imagem das mamas (mamografia) e do abdômen (ultrassom)
  • Exame de sangue: Além disso, também será solicitado um exame de sangue geral para verificar hormônios, glóbulos brancos e vermelhos etc.

No caso de alguma anomalia, o médico então solicitará uma biópsia, que consiste em colher células da região para análise laboratorial – o que identificará a presença (ou não) de células cancerígenas.

Quando a realização de tais exames é regular (anual), a identificação do câncer em estágio inicial é exponencialmente maior, o que aumenta, proporcionalmente, as chances de cura.

O que fazer para combater o câncer?

De acordo com o Ministério da Saúde, exercícios físicos são excelentes aliados no combate de doenças – inclusive o câncer de mama e de colo do útero. Por isso, como parte da campanha de Outubro Rosa, o incentivo à prática de esportes é um tema frequente.

Estatísticas

Embora seja amplamente abordada por diversos fatores, a prática de exercícios físicos ainda não é tão frequente quanto seria necessário. Quando falamos do câncer de mama, 12% das mortes pela doença poderiam ser evitadas fugindo do sedentarismo.

Além disso, hábitos saudáveis também são importantes: 6,5% dos óbitos são devido a álcool, sobrepeso e excesso de açúcar.

Quanto às estatísticas de exercícios físicos no Brasil, temos:

Estatística de prática de exercícios físicos no Brasil, entre as mulheres

Exercícios físicos no combate ao câncer

Se você está convencida de que é hora de começar a praticar exercícios físicos para cuidar de sua saúde, confira a frequência semanal indicada:

Intensidade Tempo
Moderada 150 minutos
Alta 75 minutos

Frequência semanal indicada para exercícios físicos

O impacto hormonal

Os exercícios físicos ajudam a controlar a produção de hormônios que, em excesso, podem levar ao câncer de mama:

• Estrogênio, capaz de estimular a multiplicação de células das mamas
  • Leptina, cujo aumento associa a obesidade à doença pós-menopausa

O impacto na prevenção

Para prevenir não apenas o câncer de mama e de colo do útero, mas diversas doenças que podem, inclusive, levar a estas, os exercícios físicos:

• Regulam a produção de hormônios que estimulam a produção de células cancerosas
  • Diminuem a taxa de moléculas inflamatórias
  • Melhoram a eficácia do sistema imunológico
  • Reduzem marcadores metabólicos que desencadeiam desequilíbrios

O impacto no tratamento

Mas não para por aí! Exercícios físicos também são imprescindíveis para pacientes em tratamento contra o câncer. Isso porque:

• Aumentam a tolerância às terapias
  • Amenizam a fadiga do tratamento
  • Ajudam na recuperação física do organismo
  • Liberam neurotransmissores que dão a sensação de bem-estar
  • Auxiliam na manutenção da musculatura
  • Auxiliam na regulação hormonal

Previna-se e combata o câncer na Homeostase

A Clínica Homeostase conta com profissionais especializados em desenvolver treinamentos personalizados às necessidades do aluno. Para isso, analisam a rotina, o dia a dia, as demandas e os objetivos de cada um, de modo que os exercícios proporcionem saúde, bem-estar e disposição, sem sobrecarregar o organismo.

Além disso, disponibiliza um atendimento especializado para pessoas em tratamento contra o câncer, com exercícios direcionados às necessidades de cada caso e que agreguem saúde e resistência ao combate à doença. Tal acompanhamento é realizado com contato próximo com o médico responsável pelo paciente, evitando sobrecargas e esforços não indicados.

Previna-se com saúde!

Além de exames e exercícios, a alimentação balanceada também é extremamente importante. Por isso, atente-se aos mais diversos aspectos da sua saúde para levar uma vida equilibrada, sem acúmulo de stress e com hábitos saudáveis.

Para cuidar de sua saúde de maneira completa e personalizada, venha para a Homeostase!

Prevenir é importante. Prevenir com saúde é indispensável.