Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Avaliação Estética, como fazer?

Seja para um tratamento estético de redução de gordura localizada, flacidez ou para relaxamento do corpo e mente. Uma boa avaliação física realizada pelo profissional de estética garante melhores resultados.

Avaliação na estética consiste em um contato maior entre o profissional e o paciente onde através de uma anamnese e uma conversa bem detalhada, o profissional consegue identificar queixas, contra indicações e trabalhar com segurança desenvolvendo um protocolo ideal e individual tornando o objetivo do paciente real dentro das possibilidades.

   Como fazemos:

  • O paciente preenche uma anamnese com informações básicas, como dados completos. Assim, profissional e paciente conversam detalhadamente para que aconteça o entendimento de ambas as partes com relação ao próximo passo. Este processo é importante para que o paciente adquira confiança e esclareça todas as dúvidas com relação ao tratamento.

   A anamnese contém informações relacionadas à saúde do paciente como:

  • Patologias instaladas;
  • Medicamentos em uso;
  • Alergias;
  • Se realizou algum procedimento cirúrgico;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Alimentação balanceada;
  • No caso de mulher, se é gestante.

Todas as informações acima são de extrema importância para entender o que acontece com o corpo de maneira completa (meio externo e interno), e assim elaborar um protocolo atendendo a individualidade e respeitando alterações por muitas vezes difíceis de modificar, como a parte hormonal ou em caso de alguma patologia existente.

Fazemos uma avaliação palpável no local em que o paciente refere tratamento, identificando inchaço, nódulos, flacidez e aderências. Importante ressaltar que a queixa pode ser uma gordura localizada, por exemplo. Porém, para um resultado satisfatório, é importante observar se a região apresenta outras características que poderiam influenciar no resultado. Ou seja, não só tratar, mas prevenir algo futuro como uma flacidez de pele.

Assim é feito a perimetria (medida das circunferências), das dobras (através do adipômetro) e para alguns tratamentos medida de altura e largura da área a ser tratada. Alguns aparelhos necessitam dessas medidas para aplicação da dosagem, ou seja, no caso se não fizer há possibilidade de colocar uma dosagem maior que o desejado causando incômodos na aplicação ou até queimadura ou simplesmente não surtindo efeito do tratamento em caso de dosagem menor do que o calculado.

   Por último fazemos as fotos de antes e depois do tratamento para comparação visual.

Com uma avaliação bem feita tendo todos os detalhes esclarecidos, o tratamento será eficaz, alcançando resultados satisfatórios para o profissional e para o paciente. A importância de uma boa avaliação vai além do preenchimento de uma anamnese, é preciso que o profissional enxergue o paciente como um todo visando sempre a qualidade de vida. A estética vai além do visual, precisa ser algo de dentro para fora, um bem-estar geral.

 

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134