Você Sabe o que é Pubalgia?

A Pubalgia é uma inflamação ao redor da Sínfise Púbica (cartilagem que une os ossos do quadril).  É, portanto qualquer manifestação de dor na região do púbis (ossos, cartilagem, músculos, fáscias, ligamentos ou tendões), com ou sem inflamação, podendo ser consideradas até dores de origem infecciosa ou visceral.

A inflamação desta articulação se da pelo excesso de sobrecarga na sínfise púbica por esforços físicos excessivos, desequilíbrios e encurtamentos musculares. Bem como o enfraquecimento da parede abdominal podendo evoluir para um quadro mais grave. Essa patologia pode afetar principalmente praticantes de Futebol, Tênis e Corrida. Isso ocoree pela alta exigência dos músculos abdominais e adutores (presente no chute, por exemplo).

Os sintomas são dores na região púbica (internos da coxa, parte frontal da pelve, virilha e genitais). Com o tempo as dores podem aumentar de intensidade, gerando limitação de movimentos do quadril. Muitas vezes nos casos leves não há dores durante a atividade física, é sentida apenas após o exercício, o que pode agravar a lesão. Em casos muito graves a cirurgia pode ser indicada.

O diagnóstico é feito a partir de exames clínicos: raios-X, ressonância magnética e tomografia. Entre os tratamentos recomendados, é indicado o repouso no caso de dores intensas, anti-inflamatórios, fisioterapia, gelo e acupuntura.

O exercício físico é essencial para a prevenção e melhora do quadro. Proporcionando  fortalecimento, alongamento e reequilíbrio dos grupos musculares envolvidos. Atividades como musculação, pilates e aulas de treinamento funcional são recomendadas desde que acompanhadas por um educador físico de forma programada e periodizada.