Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Prolapso da Válvula Mitral (PVM): Tratamento E Exercício Físico

Há algum tempo falamos sobre uma patologia chamada Prolapso da Válvula Mitral, também conhecida pela sigla PVM. Caso você não se recorde ou não leu o texto retroceda um pouquinho nas matérias e leia, vale a pena. É só acessar o link: https://clinicahomeostase.com.br/sem-categoria/prolapso-da-valvula-mital/

Em resumo trata-se um uma patologia que acomete o coração, mas especificamente a válvula mitral, onde ocorre um defeito congênito no tamanho dos folhetos, fazendo com que a válvula não consiga fechar-se corretamente, e com isso um pouco de sangue do ventrículo retorna ao átrio.

Falaremos hoje sobre o tratamento e exercício físico para quem é acometido pelo PVM.

O pontapé inicial se dá através da mudança de hábitos:
  • Manter consultas periódicas com seu cardiologista para acompanhamento da patologia
  • Iniciar a prática de exercícios físicos de forma bem assessorada
  • Consultar uma nutricionista para uma dieta equilibrada e mais saudável
  • Reduzir consumo de álcool
  • Procurar levar uma vida com menos estresse
Pessoas com prolapso mitral têm maior risco de desenvolverem crises de pânico e ansiedade, devendo, nestes casos, serem encaminhadas à consulta com psiquiatra para controle adequado dos sintomas. Conforme o caso, o uso de Betabloqueadores (medicamento que controla os batimentos cardíacos) também será prescrito pelo médico.

Em relação ao exercício físico não há nenhuma contra indicação na maioria dos casos, sendo as atividades aeróbias as mais indicadas para a melhora da sintomatologia. Outras atividades como os exercícios resistidos também podem ser realizados, ambos de forma segura e com um profissional capacitado.

Os cuidados a serem tomados durante a prática são o monitoramento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Também é importante a observação da fisionomia do praticante, (analise subjetiva de esforço) principalmente se este fizer uso de betabloqueados, pois os mesmos impedem que a freqüência suba. Lembrando que a prática de exercícios deve ser apenas liberada e após consultar seu cardiologista.

Com este cuidados, é possível ter uma vida normal e segura. Não se esqueça de além de um cardiologista de confiança é necessário um educador físico capacitado para elaboração e acompanhamento do treinamento.

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134