Síndrome do Ovário Policístico e Nutrição

A síndrome do ovário policístico (SOP), é um distúrbio hormonal que causa dilatação dos ovários com pequenos cistos na parte externa. Pode afetar de 5% à 10% das mulheres em idade fértil e sua causa ainda não é bem definida, podendo envolver fatores genéticos e ambientais.

Os principais sintomas da síndrome do ovário policístico (SOP) são:

• acnes
  • crescimento anormal de pelos
  • irregularidade no ciclo menstrual
  • excesso de peso

Sabemos que os medicamentos não são as únicas alternativas para controle da síndrome, o ideal é que a pessoa faça um acompanhamento com um nutricionista para adequar sua dieta.

O modo com que a pessoa se alimenta pode evitar vários tipos de complicações metabólicas que a síndrome pode levar, como: diabetes, doenças cardiovasculares e inflamação sistêmica.

Alguns nutrientes podem auxiliar no tratamento, são eles:

• cromo
  • magnésio
  • NAC
  • inositol
  • ômega 3
  • vitamina D

O controle glicêmico / insulinêmico é um dos fatores mais importantes, já que a resistência a insulina / diabetes é um dos maiores riscos para as pacientes com SOP. Sendo assim, sua dieta deve estar bem planejada, de baixo índice glicêmico, rica em fibras e antioxidantes.

Com um estilo de vida saudável, incluindo atividade física e alimentação conseguimos como benefício na síndrome do ovário policístico (SOP):

• controle do peso
  • aumento da sensibilidade a insulina
  • modulação da inflamação
  • saúde cardiovascular
  • redução do uso de medicações
  • qualidade de vida