Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Saúde da Mulher – Avaliação Física

 

A Avaliação da paciente de fisioterapia aplicada à saúde da mulher é fundamental para estabelecer os parâmetros que serão avaliados e melhorados. Seja para prevenção ou tratamento de uma patologia instalada.

Para iniciar qualquer tratamento, a avaliação na saúde da mulher tem um papel fundamental para combater a patologia instalada, descobrir outros fatores que podem prejudicar o quadro atual, além de trabalhar com prevenção e orientação. A humanização do tratamento também é uma parte importante de atuação da fisioterapeuta especialista em saúde da mulher. Por estes motivos a conversa inicial é fundamental para seguir com o trabalho.

Como fazemos: a paciente preenche uma anamnese com seus dados completos, iniciando uma conversa com o profissional relatando suas queixas, esclarecendo dúvidas, além de receber informações e orientações sobre o tratamento.

É feito uma anamnese específica para cada área da saúde da mulher a ser tratada. As informações registradas são:

  • Patologias instaladas;
  • Procedimentos cirúrgicos;
  • Início dos sintomas;
  • Nível de dor;
  • Medicamentos em uso;
  • Quantidade de parto;
  • E vias de parto.

Assim, dependendo das queixas, é realizado uma avaliação do assoalho pélvico. Nessa avaliação é observado corrimento, coloração da vulva, cicatrizes, e estímulos de contração. Além do toque vaginal em que é possível localizar pontos dolorosos e classificar o grau de contração da musculatura pélvica através de comandos verbais de contração e relaxamento.

Em seguida é elaborado um protocolo de tratamento especifico para cada área contendo exercícios ativos em consultório e também para realizar em casa, utilização de eletroterapia, acessórios de treinamento e orientações de prevenção e cuidados.

A avaliação na saúde da mulher é importante para elaborar um tratamento específico. Além de observar a paciente como um todo, e não somente uma musculatura pélvica. O problema frequentemente afeta o psicológico e a qualidade de vida. Não esquecendo que trabalhar a prevenção é melhor do que uma patologia agravada na maioria das vezes, por falta de informação. Uma avaliação realizada com perfeição possibilita o profissional ficar atento a futuros problemas.

A Homeostase conta com uma Fisioterapeuta especialista em saúde da mulher. Se você quiser saber como nossa profissional pode te ajudar, agende sua avaliação física gratuita.

 

 

Matérias relacionadas