Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Paralimpíadas ou SUPERolimpíadas?

Quando vemos hoje na TV esses atletas disputando as Palalimpíadas, mas conseguimos imaginar como era antigamente. Antes da Guerra não havia registros de grandes esforços para reabilitar deficientes físicos. Suas vidas eram consideradas de curta duração e de má qualidade.

Ludwig Guttmann, um neurologista alemão que foi forçado a deixar a Alemanha, se estabeleceu na Inglaterra em 1.943. Foi onde desenvolveu uma nova filosofia de tratamento para os seus pacientes que unia trabalho e esporte. Entre as modalidades usadas no tratamento estavam: basquetebol,tiro com arcodardos e bilhar. Desta forma ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares feridos na Segunda Guerra Mundial. 

Em 1960, em Roma, os Jogos Paralímpicos foram realizados pela primeira vez de forma oficial.  Vinda do inglês “paralympic”, que mistura o início do termo “paraplegic” e com o final de “olympics,  as Paralimpíadas são hoje o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Incluem atletas com deficiências físicas (de mobilidadeamputaçõescegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais.

Os Jogos de Barcelona, em 1992, representam um marco para o evento, já que pela primeira vez os comitês organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos trabalharam juntos.

São vinte e sete modalidades que compõem o programa dos jogos. Modalidades adaptadas, como atletismonataçãobasquetebol,tênis de mesaesqui alpino e curling. Há também esportes disputados exclusivamente por deficientes, como bochagoalball e futebol de cinco.

Quando olhamos cada atleta, cada história, cada derrota e vitória não temos a menor ideia do caminho percorrido e de todos obstáculos enfrentados dia após dia.

Para a maioria encontram no esporte o grande motivo e incentivo para continuar lutando pela vida. Apesar das adversidades e de um mundo tão pouco adaptável. Tornam-se pessoas e atletas valentes, fortes no esporte e na vida, uma lição para muitos!

A rotina de treinamento, a disciplina e os resultados colhidos por tanta dedicação, nos lembra que nossa maior força não provém apenas dos músculos, e sim da nossa força de vontade!

Parabéns à todos atletas, medalhistas os não, que tonam das Paralimpíadas uma SUPER Olimpíadas!

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134