Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

O exercício físico e seus benefícios para o coração

Cada vez mais a prática regular de atividades físicas tem se mostrado como uma importante ferramenta no tratamento de insuficiências cardíacas – doença caracterizada pela incapacidade do coração de bombear o sangue adequadamente –, além de reduzir a mortalidade em até 30%.

Como o exercício auxilia o sistema cardiovascular?

Os benefícios são generalizados: o exercício garante um ganho na capacidade cardiorrespiratória e na força muscular, aumento do controle da pressão arterial e retardo do processo de obstrução das artérias, que pode causar o infarto ocasionando a morte progressiva das células do coração – fatores determinantes na prevenção de novos problemas cardiovasculares.
Segundo um estudo da Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista Autophagy, o exercício aeróbico protege o coração doente, pois facilita a remoção de mitocôndrias (organelas responsáveis por produzir energia para as células) disfuncionais nas células cardíacas.

O que é necessário antes de começar?

Como todo exercício, é fundamental que o praticante consulte um médico cardiologista antes de iniciar as atividades e, posteriormente, receba um acompanhamento adequado prescrito por profissionais capacitados e que compreendam as necessidades de cada paciente.

Quais são os exercícios mais indicados?

De uma forma geral, as atividades como caminhada, corrida e bicicleta são muito recomendadas pelos cardiologistas e, além dos benefícios já citados, promovem melhoras na circulação coronariana (no coração) e nos membros inferiores (pernas). Contudo, a musculação também pode trazer muitos benefícios, como o aumento da massa e da força muscular, do equilíbrio, da flexibilidade e do bem-estar, trazendo, consequentemente, um aumento completo na qualidade de vida.
Quem vai determinar qual modalidade de exercício mais recomendada para o caso de cada pessoa, é o próprio cardiologista, após avaliar o histórico e as condições de cada um. Depois desse processo, o paciente deve procurar um ambiente para treinar, que lhe transmita tranquilidade, oferecendo profissionais qualificados e equipamentos de monitoramento e segurança.

Confira outros benefícios dos exercícios físicos:

• Melhora a disposição;
• Diminui a fadiga;
• Auxilia na perda de peso;
• Minimiza os riscos de diabetes;
• Proporciona sensação de bem-estar;
• Ajuda no controle da pressão arterial e de doenças crônicas;
• Auxilia no aumento do HDL (“bom” colesterol);
• Melhora a capacidade do músculo cardíaco;
• Controla e diminui a chance de reincidência de doenças;
• Ajuda a regular a ansiedade, a depressão e o estresse.

O que mais é necessário para a reabilitação cardíaca?

Além dos exercícios físicos, manter hábitos saudáveis também é indispensável – e isso se aplica para qualquer pessoa. Portanto, o ideal é: manter uma alimentação adequada e balanceada, que forneça todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, ter um sono de boa qualidade – se possível, 8 horas de sono por noite –, visitar o médico regularmente, evitar bebidas alcoólicas e não fumar.

Como a Homeostase pode ajudar?

Na Homeostase, você encontra professores especializados e capacitados, que podem te auxiliar na prevenção, no tratamento e na recuperação de problemas cardíacos – graças a uma avaliação minuciosa e uma metodologia específica que permite oferecer um tratamento personalizado e adequado à sua necessidade, respeitando suas limitações.
Além disso, na Homeostase, dispomos de equipamentos para monitoramento cardíaco, saturação de oxigênio, pressão arterial, desfibriladores, com uma equipe atualizada em primeiros socorros. Assim, levando em conta todos os detalhes, podemos montar um treinamento com muito mais segurança e que traga resultados positivos para a sua saúde.

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134