Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Índice Glicêmico x Carga Glicêmica

Há ainda muitas dúvidas sobre índice glicêmico e carga glicêmica, vamos às explicações?

Começando pela diferença entre eles:

ÍNDICE GLICÊMICO (IG) = É a velocidade de absorção do açúcar de um alimento ou a velocidade que um determinado alimento chega a corrente sanguínea. É uma medida da qualidade do carboidrato ingerido, porém não considera-se a quantidade desse carboidrato ingerido.

CARGA GLICÊMICA (CG) = É um indicador da qualidade e quantidade de carboidrato ingerido a partir de uma determinada porção consumida desse nutriente na dieta. A carga glicêmica possui maior importância por considerar a quantidade de carboidrato ingerido.

Precisamos fazer o seguinte cálculo: Quantidade de carboidrato de um alimento em gramas X seu IG dividido por 100.  Tendo as seguintes classificações: Carga glicêmica baixa < 10. Moderada 11- 19 e alta > 19. Para uma dieta, rotulamos carga glicêmica baixa <80 e alta > 120.

Conclusão: Um alimento pode possuir o índice glicêmico alto, porém ter a carga glicêmica baixa.  Exemplo: A melancia possui tem um IG alto (72) e sua CG é baixa (9,8) isso ocorre porque em 1 porção de melancia há pouca quantidade de carboidratos.

O abacaxi possui o IG médio, porém 1 porção da fruta = 1 fatia , possui a carga glicêmica de 10,6 que é de moderada a baixa.

Estes são os motivos pelos quais a carga glicêmica é mais importante, pois ás vezes 1 porção do alimento não é o suficiente para elevar tanto a glicemia.

Quer saber mais e obter uma dieta personalizada?

Entre em contato conosco e agende um horário com uma de nossa nutricionistas!

NUTRIÇÃO HOMEOSTASE

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134