Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Exercício Físico No Combate à Cefaleia Tensional

A Cefaleia Tensional, mais conhecida e mais comum dor de cabeça acomete aproximadamente 90% das mulheres e 70% dos homens. Especialistas informam que a cefaleia tensional surge geralmente na fase adulta, diferente da enxaqueca que já pode dar sintomas na adolescência.

Em pesquisas realizadas para identificar as possíveis causas da dor de cabeça, observou-se que muitos pacientes além dos sintomas de cefaleia tensional, apresentavam também sintomas de graus variados de depressão, ansiedade e preocupação. Logo, a cefaléia tensional pode ser caracterizada também por uma resposta do organismo às tensões e pressões emocionais, e não somente à tensões musculares excessivas e consequentemente constrição dos músculos da cabeça e pescoço.

Outras causas que podem provocar dores de cabeça estão ligadas ao bruxismo (ranger de dentes) por provocar contração dos músculos temporais, fadiga ocular, uso de álcool, fumo, cansaço, sinusite, congestão nasal, resfriados, gripes, etc.

Pesquisas recentes conseguiram comprovar que a prática de exercícios físicos regulares está diretamente associada ao tratamento e diminuição das dores de cabeça.

Foram analisados 50 pacientes divididos em dois grupos por 12 semanas. O grupo 1 somente utilizando medicamentos e o grupo 2 associando o medicamento e exercício físico ao ar livre por 40 minutos.

A responsável pelo estudo foi a Sociedade Brasileira de Cefaléia (SBCe) comprovando que após 3 meses de análises o grupo 2 apresentou grandes melhoras no sintoma da cefaleia comparado ao grupo que não associou o exercício físico, além de apresentar significativa melhor no IMC (índice de massa corporal).

É importante saber que a prática de exercícios físicos libera naturalmente o neuro-hormônio endorfina, que traz sensação de bem estar e algo como se fosse um analgésico natural. Além de melhorar a circulação sanguínea fazendo com que a oxigenação no cérebro melhore e amenize a cefaleia.

Além dos exercícios físicos, outros hábitos saudáveis são de extrema importância. Tenha uma boa alimentação através de uma dieta equilibrada e reserve pelo menos cinco minutinhos no seu dia para relaxar e atentar-se a sua respiração!

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134