Doença de Alzheimer E A Prática De Exercício Físico

A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa incurável ​ e se manisfesta como desordens cognitivas e motoras. Atualmente existem cerca de 33,9 milhões de pessoas com a doença de Alzheimer (DA) em todo o mundo. Esta prevalência deverá triplicar nos próximos 40 anos, sendo que  (DA) é a causa mais comum de demência, responsável por 60-80% dos casos.

Estudos observacionais têm identificado fatores de risco potencialmente modificáveis para a doença de Alzheimer. Incluindo  fatores de risco cardiovasculares (hipertensão, diabetes, obesidade), fatores psicossociais (depressão) e hábitos de vida não saudáveis (baixo nível de atividade física ou mental, tabagismo).

Metade dos casos da doença em todo o mundo podem ser atribuídos à fatores de risco potencialmente modificáveis. A falta de atividade mental e tabagismo foram os maiores contribuintes para o risco da doença.

A inatividade física contribuiu para a maior proporção de casos de DA. Nos EUA e uma proporção substancial de casos do mundo. Sendo que a inatividade física está associada com a maioria dos outros fatores de risco identificados, incluindo depressão, obesidade, hipertensão, diabetes.

Dados epidemiológicos apoiam uma relação entre a quantidade de atividade física realizada e o risco de desenvolver DA. Além do papel preventivo, o exercício pode também diminuir a progressão da doença. Vários mecanismos têm sido propostos para explicar os benefícios da pratica da atividade física, como a ativação e liberação de fatores neurotróficos que promovem a angiogênese, facilitando assim a neurogênese e synaptogenesis, que por sua vez melhora a memória e das funções cognitivas.

A melhor forma de combater e prevenir a DA é a prática regular de exercícios físicos. Que consiste em exercícios bem planejados e estruturados, realizados com regularidade e por um profissional capacitado. Desta forma é possível aumentar a longevidade, melhorar as funções motoras e cognitivas , a disposição e a saúde de um modo geral.