Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Conheça os benefícios e a importância da avaliação física

Um programa de exercícios personalizado, de acordo com suas necessidades e objetivos. Esse foco só é atingido com uma avaliação física detalhada que garanta escolhas certeiras.

Você decidiu deixar o sedentarismo de lado e incluir uma rotina de exercícios na sua vida? Parabéns! Mas, antes de dar a largada para qualquer tipo de atividade, saiba que a avaliação física é fundamental para começar a se movimentar com o pé direito.

Pois é! A partir da coleta detalhada de informações sobre o histórico do aluno, bem como de uma análise criteriosa em torno da sua estrutura corporal, que o profissional especializado realiza, de fato, um trabalho eficaz. Ou seja, a avaliação física é o primeiro e fundamental passo para a elaboração de um projeto personalizado, de acordo com as necessidades e objetivos de cada um.

Neste artigo, você vai saber em detalhes como esse conjunto de informações garante um trabalho orientado, completo e exclusivo.

 

O que é uma avaliação física?

Na ânsia por resultados imediatos, muita gente ainda não leva em consideração a importância da avaliação física prévia e rotineira, para uma prática esportiva correta. Pois saiba que fazendo essa análise, os efeitos desejados são muito mais plausíveis. E o que é melhor, evitando esforços pouco adequados, super ou subestimados.

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física (Confef), a avaliação física nada mais é do que um procedimento técnico-científico. Ela tem como objetivo reunir elementos para fundamentar a tomada de decisão sobre o método, o tipo de treinamento esportivo, qual a preparação físico-desportiva e de atividade física e/ou de exercício físico a ser empregado.

Ou seja, trata-se de uma análise detalhada que traz os subsídios e parâmetros necessários para entender o processo em que o indivíduo se encontra, fazendo as melhores escolhas para o programa de exercícios. Somente assim será possível prescrever e acompanhar a evolução no treinamento, fazendo qualquer ajuste que se perceber necessário.

É importante ressaltar que não deve ser feita apenas uma avaliação inicial. São necessárias sessões periódicas para realizar a comparação de índices, expectativas e traçar novas metas. É uma conduta que municia o trabalho de indicadores para possíveis progressões nas variáveis de treinamento e para avaliar o atingimento de propósitos e ganhos em termos de condicionamento e saúde.

 

Sua saúde exige olhar sistêmico

Compor um programa de exercícios respeitando a individualidade do aluno exige muito conhecimento. Somente profissionais capacitados e devidamente municiados dos dados levantados nas avaliações físicas podem evitar prescrições incorretas, as quais implicam em desgastes funcionais e metabólicos inadequados.

Isso tudo leva a fadigas psicológicas e físicas excessivas, graves lesões ortopédicas e até mesmo complicações cardiovasculares. É um quadro que, como grave consequência, leva ao afastamento do indivíduo das práticas de exercícios físicos.

Para impedir esses resultados negativos, educadores físicos e demais profissionais seguem a classificação de risco proposta pelo American College of Sports Medicine (ACSM). A entidade internacional é comprometida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das lesões relacionadas aos esportes e ao avanço da Ciência do Exercício.

Seguindo esses critérios, é possível identificar indivíduos sintomáticos ou com fatores de risco para doenças cardiovasculares, metabólicas, pulmonares ou locomotoras. Ou seja, quando não é seguida uma rotina de avaliação física, essas comorbidades podem ser acentuadas.

 

Avaliação física é parte do programa da Homeostase

Na Clínica Homeostase, a avaliação física é um processo levado muito a sério. Ela representa um elemento fundamental na prescrição do tipo modalidades, na escolha dos exercícios, do método de treinamento, assim como da frequência necessária.

Nós criamos um jeito único de cuidar da sua saúde. O que envolve, acima de tudo, o respeito ao seu corpo e objetivos. Isso garante um desenvolvimento saudável, sem lesões e com muito mais disposição.

Nosso programa de avaliação física é criterioso e completo, a partir de três passos fundamentais:

 

1. Consulta personalizada e avaliação corporal

É um questionário minucioso que serve como diagnóstico para determinar as características do avaliado, bem como prescrever o treinamento com maior segurança e menores riscos. E tudo acontece num momento de bate-papo entre aluno e instrutor, sem pressa, para entender objetivos, limitações e inseguranças do cliente. Também são avaliados os exames já realizados, com foco total em saúde e bem-estar.

É a hora, ainda, da verificação de peso e altura, com a medida das circunferências e composição corporal, quando se detecta o percentual de gordura – por meio da utilização do adipômetro para “pinçar” as dobras cutâneas – o peso de gordura e de massa muscular. Variáveis como flexibilidade, força e resistência musculares também entram em jogo.

 

2. Criação de um treino específico e seguro para você

Com todas as suas informações em mãos, é elaborado o plano exclusivo. O treinamento é prescrito conforme os dados avaliados, com respeito à individualidade biológica, sem pressão, visando potencializar os benefícios e as chances de sucesso na prescrição dos exercícios.

A cada aula, a evolução é avaliada na busca por alcançar resultados de forma segura e personalizada. Fatores como frequência cardíaca, pressão arterial e saturação de oxigênio também são monitorados a partir do quadro específico daquele aluno e de acordo com a modalidade contratada.

 

3. Atualização dos treinos e avaliações físicas periódicas

Os professores da Homeostase acompanham cada cliente de forma individualizada e constante. O que é possível a partir de um programa de avaliação física periódica, que permite analisar os progressos e traçar novos objetivos.

Nessa etapa, os profissionais da clínica orientam os seus alunos a refazer os exames conforme orientação médica, sempre com foco na garantia da saúde.

 

Por que escolher a Homeostase

Quer saber quais as vantagens em escolher a Homeostase para fugir do sedentarismo e ter uma vida mais saudável? Pois vamos lhe mostrar que vale muito a pena investir em você.

Os diversos personal trainers que atuam na clínica são especialistas em saúde e estão sempre em busca de atualização. Um exemplo disso é a reunião semanal, quando todos estudam sobre uma patologia diferente, discutindo novas técnicas de treinamento e bem-estar.

Há casos em que nossos instrutores inclusive acompanham as consultas médicas previstas, para conhecer em detalhes a condição do aluno. Nossa academia é equipada com desfibrilador e os profissionais são constantemente treinados em primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar.

A academia não fica superlotada, independentemente do horário que você reservar para treinar,  o trabalho é feito com um número reduzido de alunos por horário, através de agendamento prévio. A Homeostase garante total privacidade e comodidade, seguindo uma metodologia diferenciada que, há mais de nove anos, é sucesso quando o assunto é qualidade de vida.

Quer saber ainda mais sobre a avaliação física na Homeostase e os diversos serviços personalizados da clínica com foco na sua saúde? Então acesse aqui e escolha qual atividade combina mais com você para conquistar qualidade de vida!

Matérias relacionadas
Abrir chat
(19) 97600-0134