Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Avaliação Física na Fisioterapia

[vc_row padding_top=”0″][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Na Homeostase, em sua primeira consulta com o profissional de fisioterapia é realizada uma avaliação minuciosa. Conheça abaixo como são feitos os procedimentos da avaliação e sua devida importância.

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_gallery interval=”3″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Para a fisioterapia, a avaliação física é muito importante. É através de uma boa anamnese que a conduta será criada e colocada em prática.

A avaliação precisa de uma boa conversa inicial para saber o detalhamento de onde, como, quando e de que forma o paciente apresenta os sintomas. Nesta conversa inicial já é possível criar hipóteses do diagnóstico funcional ou ainda descartar outras suspeitas.

A avaliação física de fisioterapia inicia-se com inspeção e avaliação postural, que já podem apresentar indícios de origem do problema ou não.
O exame físico contempla uma série de movimentos ativos e passivos que classificam se o paciente tem incapacidade ou como está o desempenho do movimento, de acordo com a realidade dele, ou ainda a graduação de sua limitação. Testes específicos ortopédicos, testes e medições de amplitude de movimento, reflexo e graduação de força fazem parte também da anamnese.

 

  • A avaliação dura em média 1h. Pode variar de acordo com cada pessoa.
  • Existem alguns questionários validados cientificamente que auxiliam a conclusão da investigação.
  • Exames complementares, como os de imagem, por exemplo, ajudam a fechar o diagnóstico de fisioterapia.

Muitas vezes, as dores que o paciente trás são desordens articulares, compressões neurais periféricas, sobrecargas mecânicas, e com as técnicas corretas, o paciente tem sucesso e trata a causa do problema, evitando que o quadro volte.
A avaliação da acupuntura é baseada quase toda na conversa sobre rotina, maneira de agir e também no comportamento relatado. A medicina chinesa vê o corpo de forma diferente da medicina ocidental, e além da conversa também avalia o aspecto da língua (desde a coloração, formato, saburra, características
específicas) e também o pulso, que mostra como a energia está fluindo nos meridianos.

A Homeostase oferece profissionais competentes que atuam em diferentes áreas da fisioterapia. Se você busca prevenção ou a melhor de uma patologia agende sua avaliação!

 

[nz_btn text=”Agendar Avaliação Gratuita” link=”#” target=”_self” icon=”” animate=”false” animation_type=”ghost” color=”green” size=”medium” shape=”rounded” type=”normal” hover_normal=”fill” hover_ghost=”fill” el_class=”” /]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Matérias relacionadas
Abrir chat
(19) 97600-0134