Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Você Sabia Que Certos Alimentos Podem Auxiliar na Memória?

Dificuldade de concentração e de memorização de informações podem ser sinais de uma alimentação incompleta. Os alimentos que consumimos ao longo de todo o dia podem influenciar esses fatores.

Alimentos como repolho, lentilha, couve-flor, ovos e produtos derivados da soja (como, por exemplo, o tofu) são ricos em colina. Esse componente do complexo B é transformado, no cérebro, em um neurotransmissor responsável pelo envio de informações entre uma célula nervosa e outra, denominado acetilcolina. A falta desse neurotransmissor pode gerar vários níveis de perda de memória.

Outro neurotransmissor importante para a manutenção da memória é a dopamina, formada por ferro e vitamina B3(niacina). Carne bovina, leite, ovos, amendoim e gérmen de trigo são boas fontes de vitamina B3; espinafre, couve, lentilha, fígado, agrião e quinoa são alimentos com fonte de ferro.

A deficiência de vitaminas do complexo B(B1, B2, B3, B5, B6, B12, biotina e ácido fólico) pode trazer perda de memória, problemas de concentração e de aprendizado e esquecimento geral. Isso acontece porque esse grupo de vitaminas é essencial para a produção de energia celular, principalmente para as células do cérebro. Algumas fontes de vitaminas do complexo B são: brócolis, ervilha, arroz integral, nozes, abacate, gérmen de trigo, cogumelos e espinafre.

Os ácidos graxos ômega3 são essenciais para o funcionamento geral do sistema nervoso central, podendo trazer perda de memória e dificuldade de concentração quando consumidos em pequena quantidade. Estão presentes principalmente em peixes como o salmão, arenque e sardinha, e também em sementes como linhaça e chia.

Mantenha uma alimentação balanceada, e procure um profissional nutricionista para auxilia-lo nessa tarefa.

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134