Prolapso da Válvula Mitral

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Hoje falaremos sobre um defeito congênito que ocorre no coração, mais exatamente em uma das quatro câmaras do coração: “O Prolapso da Válvula Mitral”.

Você sabe o que é Prolapso da Válvula Mitral (PVM)? Não? Fique tranquilo, explicaremos pra você.

Começaremos esta matéria retrocedendo um pouco para falar de como é a anatomia do coração. O coração é um órgão que possui quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos), fica localizando sob a caixa torácica (conjunto de costelas) entre os dois pulmões e é responsável pelo bombeamento e oxigenação do sangue por nosso corpo.

Um coração tido normal possui além das quatro câmaras citadas acima quatro válvulas. São elas: aórtica, mitral, tricúspide e pulmonar. As válvulas são estruturas localizadas na saída de cada uma das quatro câmaras cardíacas e impedem que o sangue bombeado retorne para a câmara que o expulsou, elas agem como comportas.

Agora vamos entender um pouco sobre esta patologia. O prolapso da Válvula Mitral ocorre exatamente nesta válvula. Que se situa entre o átrio e ventrículo esquerdos. Quando o átrio esquerdo se contrai, a válvula mitral se abre, permitindo a passagem do sangue para o ventrículo esquerdo. Quando este está repleto de sangue, é sua vez de contrair, empurrando o sangue em direção à artéria aorta. Neste momento, a válvula mitral que não é acometida pelo prolapso se fecha completamente impedindo que o sangue retorne para o átrio esquerdo. Deste modo o sangue segue sempre em uma direção apenas. A válvula mitral é composta por dois folhetos que se abrem . Quando o sangue termina de passar, se fecham, encostando firmemente um folheto no outro, vedando completamente a passagem.

Quando há algum problema no fechamento de uma das válvulas, permitindo retorno de sangue para uma das câmaras, chamamos de regurgitação ou insuficiência. No caso de um problema no fechamento da válvula mitral, damos o nome de regurgitação mitral.

O prolapso mitral é um defeito congênito no tamanho dos folhetos, fazendo com que a válvula não consiga fechar-se corretamente. Um folheto empurra o outro, fazendo a válvula assumir a forma de um paraquedas, causando o prolapso da mesma em direção ao átrio esquerdo.

O prolapso da válvula mitral é uma das causas de regurgitação mitral, pois os folhetos se empurram e não vedam completamente a passagem de sangue.

O PVM geralmente é assintomático, mas pode facilmente ser diagnosticado através de um exame chamado ecocardiograma (ultrassom do coração).

A pessoa acometida de PVM pode desenvolver alguns sintomas. Dentre os mais relevantes estão: dor no peito, palpitações, cansaço, síncope(desmaios), Todavia ela  pode viver sua vida normalmente precisando apenas de alguns cuidados específicos.

Em um próximo post falaremos sobre PVM e Atividade Física!

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + doze =