Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Como o pilates pode ajudar na TPM?

A TPM (tensão pré menstrual) é um período que antecede a menstruação e onde a maior parte das mulheres dizem sentir algum tipo de desconforto.

Estudos científicos comprovam que cerca de 50% a 90% das mulheres sofrem em algum momento da vida com cólicas menstruais. Sendo que 10% não conseguem realizar suas atividades diárias em virtude das dores e em muitos casos são acompanhadas por outros sintomas, como: náuseas, vômitos, palidez, dores de cabeça e nos membros inferiores, diarreias, vertigens, desmaios, retenção de líquidos, inchaço, irritabilidade, alterações de humor e ansiedade.

Exercícios físicos feitos de forma regular trazem inúmeros benefícios para a saúde, tanto para o físico quanto para o psicológico. Um deles é a liberação de endorfina, um hormônio que está diretamente ligado à sensação de prazer. Através dela temos a melhora dos sintomas da TPM como por exemplo as alterações de humor.

O método Pilates por trabalhar o corpo de uma forma global, integrando corpo e mente, juntamente com a respiração. Acalma e relaxa, aliviando assim as tensões e sintomas de irritabilidade.

Além disso, o pilates é uma excelente forma de adquirir condicionamento físico e traz diversos benefícios para a mulher durante o período de gravidez. O método trabalha força, flexibilidade, postura, propriocepção e consciência corporal.

Com os exercícios do método, temos um aumento na circulação sanguínea e pélvica e também a recuperação da energia corporal e mental. O que contribui para o alívio de possíveis dores e sintomas da TPM.

O Pilates pode ser uma alternativa não medicamentosa para amenizar o desconforto causado pela TPM e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem estar.

 E  então, vamos praticar?

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

 

 

 

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134