Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Saiba mais sobre a Hérnia de Disco

O Disco Intervertebral é uma estrutura em formato de anel localizado entre as vértebras que formam a coluna espinhal. É constituída por tecido cartilaginoso e sua principal função é de evitar o atrito entre as vértebras e permitir o movimento entre elas.

Quando ocorre o desgaste e ruptura destes discos temos o que chamamos de Hérnia de Disco. Este desgaste pode ocorrer de forma natural ao longo do tempo ou devido à algum trauma específico. Um fator muito recorrente é o levantamento incorreto de peso, não apenas em academias, mas também em tarefas rotineiras.

A hérnia de disco decorre da ruptura do anel fibroso que reveste o disco intervertebral. Parte do disco sai de sua posição normal passando a comprimir as raízes dos nervos, e conseqüentemente gerando dores por irradiação.

Porém o quadro também pode ser assintomático ou provocar dor de diferentes intensidades, os sintomas estão associados à área onde foi comprimida a raiz nervosa, pode ocorrer parestesia (formigamento), dores na coluna, dor na perna ou no braço.

Em muitos casos não há ruptura do anel fibroso, denominando então de protusão discal, que se não tratada de forma adequada pode evoluir para hérnia.

A patologia pode ser diagnosticada com exames como: radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, entre outros complementares como físicos e neurológicos.

O tratamento é feito com medicamentos analgésicos e antiinflamatórios, repouso e posteriormente fisioterapia, em situações mais graves recomenda-se cirurgia. É importante lembrar que o acompanhamento médico especializado é indispensável.

 O exercício Físico auxilia tanto na prevenção quanto na recuperação da Hérnia de Disco por meio do fortalecimento e equilíbrio muscular, uma vez que com a musculatura devidamente fortalecida é possível diminuir a sobrecarga na coluna vertebral, evitando uma maior pressão sobre os discos. Além do alinhamento da postura e conseqüente economia de energia para executar movimentos

 A Musculação e o Pilates são atividades bastante indicadas para quem procura ter uma melhora ou estabilização do quadro. É importante estar sempre acompanhado por um profissional de Educação Física capacitado.

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134