Síndrome Do Ovário Policístico – A Nutrição Pode Ajudar!

posted in: Blog | 0

A síndrome do ovário policístico (SOP), é um distúrbio hormonal que causa dilatação dos ovários com pequenos cistos na parteovario-policistico externa. Pode afetar de 5% à 10% das mulheres em idade fértil e sua causa ainda não é bem definida, podendo envolver fatores genéticos e ambientais.

Os principais sintomas da SOP são: acnes, crescimento anormal de pelos, irregularidade no ciclo menstrual e excesso de peso.

Sabemos que os medicamentos não são as únicas alternativas para controle da síndrome, o ideal é que a pessoa faça um acompanhamento com um nutricionista para adequar sua dieta.

O modo com que a pessoa se alimenta pode evitar vários tipos de complicações metabólicas que a síndrome pode levar, como: diabetes, doenças cardiovasculares e inflamação sistêmica. Alguns nutrientes podem auxiliar no tratamento, são eles: cromo, magnésio, NAC, inositol, ômega 3 e vitamina D.

O controle glicêmico / insulinêmico é um dos fatores mais importantes, já que a resistência a insulina / diabetes é um dos maiores riscos para as pacientes com SOP. Sendo assim, sua dieta deve estar bem planejada, de baixo índice glicêmico, rica em fibras e antioxidantes.

Com um estilo de vida saudável, incluindo atividade física e alimentação conseguimos como benefício na SOP: controle do peso, aumento da sensibilidade a insulina, modulação da inflamação, saúde cardiovascular, redução do uso de medicações e qualidade de vida.