Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Saiba mais sobre o HPV (Human Papiloma Vírus)

O HPV é um vírus que pode se instalar em qualquer região do corpo onde houver uma porta de entrada através de micro lesões da pele ou mucosa. Pode ser identificado não só na região genital, mas também olhos, boca, faringe, vias respiratórias, ânus, reto e uretra.

A faixa etária de maior acometimento do HPV varia entre 20 a 40 anos na população feminina e masculina.

Seu período de incubação varia de 3 a 8 meses, podendo ser assintomático e subclínico como as verrugas genitais.

Em sua forma clínica, a verruga genital geralmente é percebida pela mulher ou pelo ginecologista durante o exame ginecológico. São localizadas nas áreas de maior atrito e traumatismo que ocorrem durante o ato sexual. Na maioria dos casos o HPV não há sintomas. Porém pode ocorrer: coceira, ardência, corrimento, dor, sangramento, dor durante o ato sexual, ulcera e manchas.

São acometidos o terço superior e inferior podendo se manifestar como lesões isoladas da vagina ou associadas com lesões em outras áreas do trato genital. Na grande maioria dos casos acomete também o colo uterino.

O tamanho das verrugas geralmente não são grandes. Podem ser múltiplas ou únicas, porém mesmo sendo raro, podem ser grandes e até fechar a cavidade vaginal.

A região de transição entre a vagina e o colo do útero é onde se iniciam as lesões tumorais. Lembrando então da importância do exame de prevenção anual, o papanicolaou. Este exame avalia as células desta região e permite esclarecer se tem alguma célula com alterações que poderá dar origem à um câncer.

Fatores de riscos para o HPV:

Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero, fatores sociais, ambientais e os hábitos de vida. Tais como: baixas condições socioeconômicas, atividade sexual antes dos 18 anos de idade, múltiplos parceiros sexuais, vício de fumar (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados), poucos hábitos de higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais são os principais.

Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) desempenha um importante papel no desenvolvimento da displasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. O vírus do papiloma humano (HPV) está presente em 95% dos casos de câncer do colo do útero.

Como prevenção primária temos a vacina. Já como secundária temos os preservativos, evitar muitos parceiros, e realizar o exame de papanicolau pelo menos uma vez ao ano.

O tratamento deverá ser de acordo com a confirmação do vírus ou não, local das lesões. Se o HPV é ou não oncogênico, tamanho das lesões, quantidade de vírus no material analisado, lesões localizadas ou disseminadas e o tipo de infecção.

Previna-se! Visite seu médico ginecologista regularmente!

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134