Fisioterapia Em Saúde Da Mulher

posted in: Blog | 0

Durante toda a vida sofremos alterações em nosso corpo, em especial as mulheres. As saude-da-mulhertransformações decorrentes dos hormônios acabam gerando algumas dúvidas e episódios às vezes constrangedores.

São comuns comentários entre amigas de que acabou saindo algumas “gotinhas de xixi” sem querer na hora que praticava exercícios físicos, uma caminhada ou até durante um espirro ou tosse. Essa situação não é normal, e por falta de orientações e até vergonha acaba piorando por não ser tratada no inicio dos sintomas.

Essa é apenas uma das muitas situações em que a especialidade Fisioterapia na saúde da mulher consegue atuar. O trabalho é voltado não só para o tratamento de uma patologia instalada, mas também em orientações para prevenção.

Veja alguns exemplos comuns, onde a fisioterapia em saúde da mulher atua:

 – Incontinência urinária, onde a perda de urina acontece com movimentos de esforços desde uma tosse até a prática de exercícios físicos como musculação, corrida, entre outros. As causas geralmente estão relacionadas com a fraqueza dos músculos perineais, diminuição do colágeno na região da uretra decorrente da menopausa, durante e as vezes após a  gestação e até mesmo por causas emocionais.

– Dor durante a relação sexual, geralmente por causas emocionais, pós algumas cirurgias ginecológicas ou por uma contração permanente involuntária da musculatura pélvica.

– Linfedema, inchaço nos membros superiores e inferiores decorrentes de cirurgias como câncer de mama, pélvico ou por fator genético.

– Câncer de mama, tratando as limitações pós cirúrgicas, orientando sobre os cuidados diários e prevenindo dificuldades de movimentação e piora no quadro clínico.

– Gestantes diminuindo o quadro de dor, orientando sobre posições para conforto, preparação para o parto e amamentação, diminuindo o inchaço e cuidados depois do parto, período chamado de puerpério.

Nossos atendimentos são realizados por uma fisioterapeuta especialista em saúde da mulher pelo Caism – Unicamp, utilizando recursos diversos como terapia manual, eletroterapia, cinesioterapia, terapia comportamental, entre outros. Além de um ambiente discreto e preparado para os atendimentos individuais ou em grupo.

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

 

Leave a Reply