Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Benefícios do Exercício Físico na Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que tem como característica a dor músculo esquelética. É considerada uma síndrome uma vez que engloba varias manifestações que podem ocorrer simultaneamente em diferentes indivíduos.

Na fibromialgia a dor é considerada difusa, abrange pontos acima e abaixo da cintura, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo, impossibilitando essas pessoas de realizar tarefas simples do dia-dia.

Principais sintomas:

  • Dores musculares em pontos diversos
  • Irritabilidade
  • Cefaléia

O termo fibromialgia vem do latim fibro (tecido fibroso, ligamentos, tendões), do grego mia (tecido muscular), algos (dor) e ia (condição), ou seja, condição de dor proveniente de músculos, tendões e ligamentos. A incidência é maior em pacientes do sexo feminino.

Estudos apontam que o exercício físico tem sido um aliado no alivio das dores. Os portadores da doença geralmente têm músculos fracos, que fadigam com facilidade. Por isso  são indicados exercícios de fortalecimento muscular, associados com alongamento e exercícios aeróbios, iniciando gradativamente no limite de dor de cada indivíduo.

Para aqueles que hoje convivem com a fibromialgia é importante ressaltar que os exercícios físicos promovem:

  • Um melhor condicionamento cardiovascular,
  • Atuam sobre o sistema musculoesquelético,
  • Favorecem a mobilidade de grupos musculares que se encontram em contração prolongada,
  • Promovem o alongamento de tendões,
  • Melhoram o equilíbrio,
  • Promove liberação de endorfina, hormônio que quando presente no organismo permite uma sensação de prazer e bem estar,  fazendo a pessoa portadora de fibromialgia sentir-se melhor e mais saudável.

Independente da modalidade esportiva escolhida,  o importante é que haja prazer ao realizar. Seja uma simples caminhada, uma corrida,  natação ou musculação. Dar o primeiro passo é essencial para que assim possa obter resultados significantes para o combate da dor.

Então se você já foi diagnosticado com fibromialgia ou conhece alguém próximo que já disse a frase: “estou com dor por todo o corpo”,  procure ajuda médica e em seguida  procure um profissional de educação física capacitado para realizar o melhor planejamento de exercícios que trarão benefícios e melhor qualidade de vida ao portador de fibromialgia.

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134