Exercício Físico e Câncer de Próstata

posted in: Blog | 0

A prática regular de exercícios físicos é reconhecida como benéfica na prevenção eazul tratamento de doenças oncologias. Evidências científicas sugerem que pacientes com câncer de próstata que praticam exercícios físicos vigorosos regularmente, diminuem os riscos de morrer da doença.

Uma pesquisa realizada pelo departamento de epidemiologia da Harvard School of Public Health e também do Channing Laboratory at Brigham and Women’s Hospital, observou que homens com câncer de próstata deveriam realizar  atividades físicas para a saúde como um todo, mesmo que sejam 15 minutos diários de caminhada, corrida ou ciclismo. Atividades vigorosas podem ser especialmente benéficas para o câncer de próstata, assim como para a saúde em geral, com a freqüência de três ou mais horas semanais

A pesquisa observou que quanto mais horas os pacientes se dedicavam aos exercícios,vigorosos ou não,  melhores os resultados em termos de sobrevivência;  homens que praticavam uma média  90 minutos por semana, apresentaram risco 33% mais baixo de morrer de qualquer causa e risco e  35% mais baixo de morrer de câncer de próstata.

Entretanto homens que realizaram entre 5 e 10 horas semanais de atividades não vigorosas apresentaram risco de 28% mais baixo de morte por qualquer causa, comparados aos homens que realizaram menos de uma hora semanal de exercícios semelhantes. E este risco relativo caiu 51% entre os homens que realizaram mais de 10 horas semanais do mesmo tipo de atividade.

Os pesquisadores observaram que, embora o câncer de próstata seja o tipo de câncer mais comum entre homens norte-americanos, a notícia não é tão ameaçadora. Eles ressaltaram que mais de 80% dos pacientes com câncer de próstata têm a doença localizada, e o índice de sobrevivência de 10 anos após o diagnóstico é acima de 93%. O resultado disso é que mais de 2 milhões de americanos sobrevivem ao câncer de próstata.

Podemos concluir que hábitos saudáveis são a melhor forma de combater e aumentar o tempo de sobrevida após um diagnostico de câncer de próstata.  A prática regular de exercícios físicos de forma bem planejada  e realizados com regularidade através de orientação de profissionais qualificados aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral.

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

Leave a Reply