Deficiência De Vitamina C: Por Que Devemos Nos Preocupar?

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Uma das primeiras descobertas de doenças causadas por deficiência de nutrientes aconteceuvitc no século XVI, em meio as grandes navegações. Sangramentos inexplicáveis e dificuldade de cicatrização de feridas e machucados causaram a morte de inúmeros tripulantes dos grandes navios. Logo entendeu-se que esses sintomas eram causados pela falta de ingestão de alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes; e, mais tarde, esse mal ficou conhecido como Escorbuto, doença causada por falta de vitamina C.

O tratamento dessa doença é simples: basta ingerir doses adequadas de vitamina C. O corpo humano não é capaz de produzir essa vitamina que, portanto, deve ser oferecida por meio da alimentação diariamente. Alimentos como limão, laranja, pitanga, acerola, goiaba, kiwi, morango, brócolis e pimentões são ricos nessa vitamina.

Mas, por que é importante relembrar do escorbuto em pleno século XXI?

Essa semana foi divulgado em um portal eletrônico de notícias que o escorbuto tinha reaparecido na Austrália. O motivo: dietas muito restritas e cozimento excessivo dos alimentos.

Nos dias de hoje, tanto na Austrália quanto no Brasil, é comum encontrarmos pessoas que não consomem alimentos frescos diariamente. Esse mau hábito tem como consequência o aparecimento de deficiências vitamínicas que podem desencadear doenças sérias e que já estavam desaparecidas, como o escorbuto. Outro hábito comum é consumir alimentos apenas cozidos. Vale lembrar que algumas vitaminas são destruídas em exposição ao calor, como é o caso da vitamina C.

Atingir as necessidades de vitamina C não é tarefa difícil. Manter uma alimentação com presença de porções adequadas de frutas, verduras e legumes frescos diariamente é essencial.

Após ser ingerida, a vitamina C participa de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo. Ela melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. O nutriente também conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

Não deixe os alimentos in natura de lado!

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