Blog Homeostase

O seu momento de conferir conteúdos sobre saúde,
bem-estar e qualidade de vida.

Câimbras! Saiba como evitar!

As câimbras são contrações involuntárias bem dolorosas e com duração de alguns minutos. Elas atingem principalmente os músculos das pernas e dos pés. As câimbras são comuns durante a prática de atividades físicas ou esportes e também podem ocorrer em repouso.

Seu motivo não é totalmente claro, porém podemos fazer algumas considerações:

USO EXAGERADO DA MUSCULATURA: Mais comum durante a prática de exercícios físicos devido a fadiga muscular. Pode também ocorrer em pessoas que trabalham muito tempo na mesma posição utilizando a mesma musculatura.

DESIDRATAÇÃO: A perda de água ocasionada pelo exercício físico ou falta de ingestão adequada gera desequilíbrio nos fluidos corporais e eletrólitos, além da falta de água sais minerais também ficam em baixa.

MÁ ALIMENTAÇÃO: Uma alimentação desequilibrada também é motivo para câimbras, é importante adequar quantidades de líquidos, cálcio, sódio, potássio e magnésio. Já que estes estão diretamente ligados ao processo de contração muscular. Visite sua nutricionista periodicamente para adequar seu cardápio.

MÁ CIRCULAÇÃO: Algumas patologias podem levar a um estreitamento dos vasos ou compressões de vias que irrigam os membros. Desta forma, fazendo com que menos água e nutrientes chegue ao local ocasionando o processo de câimbras. Consulte um médico para investigação do caso.

No momento da câimbra é importante massagear o local e esperar até que a contração passe.

Pratique exércicios e esportes com saúde! A orientação de um profissional de qualidade é indispensável!

Entre em contato conosco e faça uma avaliação!
HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

 

Matérias relacionadas
(19) 97600-0134